04/06/2020 16:06

Sudesb lidera movimento em socorro ao esporte

Uma grande mobilização nacional pela aprovação do Projeto de Lei 2824, que prevê ações emergenciais de apoio ao segmento esportivo, está sendo deflagrada esta semana em todo o país sob a liderança da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Em tramitação na Câmara Federal, a proposta é de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB/PE) e está sendo considerada como imprescindível para minimizar o impacto sofrido por toda a cadeia da economia do esporte, bastante castigada desde o início das restrições de distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus.  Com essa proposta, o segmento esportivo quer seguir o mesmo caminho trilhado pela área artística, também mobilizada por aprovação de proposta legislativa em tramitação na Câmara dos Deputados.

Além de coletar assinaturas para o Manifesto em Defesa do Esporte, dirigido ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedindo urgência na aprovação do PL 2824, a campanha conta com peças gráficas para publicação em redes sociais, assim como um card estimulando atletas e dirigentes esportivos a gravarem vídeos em defesa da medida.

“Por atuar diretamente com esse público, estamos sentindo de perto toda a dificuldade pela qual está passando atletas e profissionais que vivem da atividade esportiva, cujo primeiro impacto foi a suspensão, ainda em março, de todo o calendário de provas e eventos. Por isso, como gestores do esporte, entendo que é necessário encamparmos e apoiarmos iniciativas que possam vir a dar um pouco de alívio a milhares de brasileiros e brasileiras que vivem do esporte”, observa Vicente Neto, diretor geral da Sudesb.

Dentre as muitas ações, o PL 2824 prevê complementação de um salário mínimo para os informais do setor (limitado à renda de dois salários) e que durante a pandemia não seja cortada água, energia e serviços de telecomunicações das empresas que atuam no setor.

04/06/2020
Hilda Fausto - DRT 1748