14/07/2020 15:07

Sudesb mantém obras de infraestrutura esportiva durante pandemia

Uma série de obras vem sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Mesmo com os esforços concentrados no combate à pandemia de Covid-19 na Bahia, mais de R$ 26 milhões estão sendo investidos na infraestrutura esportiva no estado, mantendo acelerado o ritmo de obras.

Ao todo, são mais 51 equipamentos públicos de esporte e lazer na Bahia que neste momento passam por algum tipo de intervenção. Obras para a construção e ou requalificação de estádios, construção de centros de canoagem, ginásios, dentre outros, seguem a todo vapor, garantindo, também, a manutenção do emprego nas áreas da construção civil.

“Neste momento em que o desemprego atinge percentuais elevados, por conta dos efeitos da pandemia na economia de todo o país, é gratificante que o Governo do Estado ofereça, por meio de suas obras, possibilidades de um emprego, de uma ocupação. São muitas e muitas famílias direta e indiretamente beneficiadas por este conjunto de obras esportivas em muitos municípios”, avalia o secretário da Setre, Davidson Magalhães.

Exemplos de obras importantes e já praticamente prontas para serem entregues são as dos estádios municipais de Dom Macedo Costa, que já está com 99% concluídas, e o municipal David Caldeira, conhecido como Caldeirão, na cidade de Candeias, com 96% da execução física pronta;  além do centro de canoagem de Ubaitaba, já concluído, e o de Ubatã, com obras bastante avançadas.

Outros municípios - Ouriçangas, Irajuba, João Dourado, Camamu, Amélia Rodrigues, Olindina, Paramirim, Gentio do Ouro, Catu são alguns dos muitos municípios atendidos neste momento com obras da Sudesb, além da capital, com intervenção no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras e no campo de futebol localizado na Avenida Professor Manuel Ribeiro, na Boca do Rio.

Além das obras em execução e outras prontas para serem entregues à população, mais 25 obras de infraestrutura esportiva estão licitadas e prontas para serem iniciada (um total de seis); em fase de licitação (cinco), em análise pela Caixa (duas, fruto de emendas parlamentares) e em fase de preparação e estudo pela área técnica da Sudesb (12, que envolvem análises de propostas,  licitação e o início das obras propriamente dito).

Segundo o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, as obras fazem parte do projeto Esporte por Toda Parte, que tem como um dos objetivos interiorizar cada vez mais as ações da autarquia. “Mesmo em tempos difíceis como estes que estamos vivendo por causa da pandemia da Covid-19, precisamos, quando essa crise sanitária for superada, garantir que equipamentos esportivos revitalizados contribuam para a qualidade de vida da população e deem oportunidade para o lazer das pessoas. Na contramão do Governo Federal, queremos ampliar a infraestrutura esportiva em nosso estado e fortalecer a cada dia as políticas públicas de esporte”, disse o gestor da Sudesb.

Segundo o diretor, todas as empresas de construção civil contratadas para obra pela Sudesb estão sendo orientadas quanto à necessidade de garantir toda a segurança dos operários no que diz respeito às principais medidas no combate ao coronavírus, como a utilização de EPIs, lavagem de mãos com mais frequência, distanciamento sempre que possível, dentre outros.