Notícias

30/07/2020 10:07

Durante isolamento social, Projeto Esporte na Cidade oferece aulas on-line aos alunos

“Com a participação assídua das alunas e os depoimentos que nos chegam, percebemos que somos essenciais nesse processo de quarentena. Levamos saúde física e mental em todas as aulas que ministramos”. O depoimento é de Paloma Nunes, professora do projeto Esporte na Cidade que, para não interromper o atendimento durante o isolamento social provocado pela Covid-19, vem ministrando aulas virtuais para 150 alunas atendidas, antes da quarentena, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

A aluna Sarah Monteiro, de 13 anos, concorda. “É importante, pois além da gente estar se exercitando, o que faz bem à saúde, também nos divertimos com nossas amigas mesmo à distância”, disse.

Na capital baiana, o projeto Esporte na Cidade teve início em setembro de 2019, uma realização da instituição De Peito Aberto, tendo o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e patrocínio do Itaú e do SporTV por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

“Assim que ficamos impossibilitados de levar educação para os campos, as quadras e os tatames, pensamos que tínhamos que atingir nossos alunos de alguma forma. Em home-office, nossa equipe administrativa e técnica chegou à conclusão que o caminho passava pelo mundo digital. Mobilizamos a equipe de professores para a criação de conteúdo de aula em formato de vídeo. Dessa forma, passamos a abastecer nossas redes sociais – Instagram, Youtube, Facebook e Twitter – e também os grupos de Whatsapp dos projetos com esses materiais. O que não podíamos, de maneira alguma, é deixar de transmitir conhecimento e gerar impacto social positivo”, conta Wenceslau Madeira, diretor-presidente da De Peito Aberto.

De acordo com Wenceslau Madeira, às aulas em formato de vídeo foram incluídas também atividades lúdicas, como jogo dos 7 erros, desafios, jogo de perguntas dentro do storie do Instagram e também conteúdos teóricos com disponibilização de texto.

“O formato encontrado pela execução do projeto é muito interessante e tem possibilitado que nossas alunas permaneçam mobilizadas e em atividade. Tão logo a crise sanitária do coronavírus permita, retornaremos ao gramado do estádio de Pituaçu para as práticas presenciais. Mas enquanto este dia não chega, as aulas virtuais são um estímulo para todo o grupo”, observa o diretor da Sudesb, Vicente Neto.

O Projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador atende 150 meninas entre 7 e 17 anos no Estádio de Pituaçu. São ofertadas aulas gratuitas de futebol de campo. As atividades são orientadas por uma profissional de educação física. As beneficiadas recebem, gratuitamente, kits completos de uniformes duas vezes durante o ciclo do projeto.

SSA, 30/07/2020

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.