Notícias

16/10/2020 16:10

Brasileiro de Corrida virtual de Orientação acontece neste final de semana

Neste sábado (17) e domingo (18), acontece o Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint Virtual (PRE-O) – competição que tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação de um mapa onde o participante terá que solucionar problemas sobre a colocação de balizas em elementos no terreno.  Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente até as 23h59 desta sexta-feira (16), no site do evento que será disputado totalmente online.

Cerca de 600 pessoas do Brasil e de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Chile, Espanha, República Tcheca e Portugal já se inscreveram. O torneio, que será disputado nas categorias juvenil, júnior, adulto, master e sênior, acontece no sábado, das 16h às 20h. A cerimônia de premiação virtual, para os cinco primeiros colocados por faixa etária e categoria, será realizada no domingo.

A competição é organizada pela Federação Baiana de Orientação (FBO), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), e chancelada pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

Campeonato: Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os atletas, auxiliados somente por mapa e bússola, devem fazer no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno. Sendo que o percurso, definido previamente, não é revelado aos competidores antes de suas partidas. Na prova de Sprint (mapas de grande complexidade técnica e que permitam uma elevada velocidade de progressão) o terreno será numa área urbana de Salvador e Feira de Santana, com distâncias mais curtas e de maior grau de velocidade dos participantes.

Avança Bahia

As inscrições para o segundo módulo do projeto Avança Bahia de Ginástica rítmica seguem abertas, no site oficial da Federação Baiana de Ginástica (FBG), até este domingo (18). Esta etapa será de reciclagem para o aprimoramento de técnicos e ginastas já em ascensão no cenário baiano e brasileiro.  


Iniciado em setembro, o primeiro módulo do Avança Bahia capacitou mais de 400 profissionais que atuam com ginastas que vai do iniciante ao nível mais avançado. O curso também terá o objetivo de formar novos árbitros baianos, com a capacitação nas três modalidades de ginástica, ampliando, assim, o quadro de arbitragem para as próximas competições.


Organizado pela Federação Baiana de Ginástica, com apoio da Sudesb e Setre, o projeto Avança Bahia oferece base para capacitar novos profissionais e atletas nas modalidades de ginástica rítmica, artística e aeróbica.

Cronograma Avança Bahia:

Módulo 2

Ginástica Rítmica - de 22 a 25 de outubro;
Ginástica Artística - de 27 de outubro a 1º de novembro;
Ginástica Aeróbica - de 10 a 13 de novembro.

Ascom Sudesb
16.10.2020
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.