Notícias

15/12/2020 11:12

Nadadores baianos são destaques no Troféu Brasil realizado no Rio de Janeiro

Os atletas da Bahia fizeram bonito na disputa do Troféu Brasil de natação, realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro. Mesmo sem pódios, os nadadores já demonstram que podem chegar forte no próximo ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

A Bahia foi representada por cinco atletas que disputaram a competição na categoria absoluto, quando nadadores de todas as idades competem na mesma prova, sem divisão por categorias.

Samuel Lopes, de 14 anos, nadador da AAB/CTRA, foi finalista A nos 100 m costas, prova na qual terminou na sétima posição, já se colocando entre os principais atletas do Brasil no estilo. Nos 200 m costas, esteve na final B, tendo terminado no 14º lugar. Em ambas as provas, ele bateu o recorde baiano absoluto. Samuel também nadou os 100 m borboleta e estabeleceu recordes baianos nas categorias infantil 2, juvenil 1 e juvenil 2.

Representando as mulheres, a jovem Celine Bispo, de 15 anos, do Yacht Clube da Bahia, quase beliscou pódio. Ela ficou em quarto lugar nos 50 m livre e, de quebra, estabeleceu recorde baiano. Guilherme Caribé, de 17 anos, do Cepe, foi finalista A nos 50 m e 100 m livre, ficando em oitavo e quinto lugar, respectivamente. Estes três citados acima nunca haviam participado de uma competição estreitamento da categoria absoluto.

Outro destaque foi Enzo Ibanez, de 18 anos, da AAB/CTRA. Das cinco provas que ele nadou, foi finalista B em duas: 200 m peito (13º lugar) e nos 200 m medley (10º lugar).

Mais experiente da equipe, José Luiz Sanches, de 37, da AAB/CTRA, foi finalista B nos 100 m livre, e ficou na 10ª colocação.

Apoio - Samuel, Caribé e Ibanez viajaram com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que concedeu passagens aéreas de ida e volta aos atletas.

Ascom Sudesb com informações da FBDA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.