Notícias

03/03/2021 15:03

Estado da Bahia adere aos Jogos Escolares Brasileiros

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), participou, nesta segunda-feira (1°), de reunião on-line com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) para efetivar a adesão do estado nos Jogos Escolares Brasileiros, previstos para acontecer entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro, se houver condições sanitárias devido ao novo Coronavírus.

Além do secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, e do diretor da Sudesb, Vicente Neto, a reunião teve a presença
coordenador Executivo de Projetos Estratégicos, Marcius de Almeida Gomes, do coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da SEC, Gildison Alves; do presidente da Federação Baiana de Esporte Escolar, Adriano Souza; do vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Escolar, Robson Aguiar; do presidente da CBDE, Antônio Hora, e do consultor da FBEE, Reginaldo Sacramento.

Investimento - O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do esporte para a formação dos estudantes e para a Educação em Tempo Integral. Ele lembrou ainda os investimentos que o Governo da Bahia vem realizando no sentido de fortalecer a prática esportiva no currículo escolar, com destaque para a construção dos Complexos Poliesportivos Educacionais.

“Já inauguramos os Complexos em Conceição do Coité e São Gonçalo dos Campos. Estão sendo construídas novas unidades em Itapetinga, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Irecê e Jequié e lançamos o edital para mais seis complexos, contemplando Salvador, Campo Formoso, Ipiaú, Vitória da Conquista, Itamaraju e Feira de Santana. Os locais atenderão aos estudantes das redes municipais, estadual e particular, ajudando na formação escolar e de novos atletas”, afirmou ao acrescentar que “os Jogos Escolares Brasileiros têm uma bela história, sendo um ponto motivador para os estudantes e todas as comunidades escolares”.

O diretor da Sudesb, Vicente Neto, destacou que os Jogos Escolares Brasileiros é uma oportunidade para revelação de talentos e do potencial dos atletas. “Apesar de a faixa etária máxima desta competição ser de14 anos, já é possível identificar aqueles atletas que têm potencial para crescer e se destacar em sua modalidade esportiva. Por jogos como estes já passaram muitos e muitos medalhistas olímpicos que tanto orgulho hoje dão ao Brasil”, destacou o gestor da Sudesb, que apoia a SEC na construção e organização da competição no estado.

O presidente da CBDE, entidade que realiza a competição no Brasil, afirmou que a Bahia é um Estado atuante no incentivo às práticas esportivas na escola. “A Bahia sempre é um destaque positivo quando o assunto é esporte nas escolas e jogos escolares. Estamos torcendo para que o país tenha condições sanitárias para realizar este evento e pretendemos realizar uma grande confraternização esportiva, no momento pós-pandemia”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.