07/04/2021 12:04

Sudesb entrega novas obras em equipamentos esportivos baianos

Neste mês de abril, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e sua autarquia, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), entrega à população da capital e principalmente do interior mais cinco obras em equipamentos esportivos.  Até o final de junho, serão mais sete a estar concluídas e prontas para uso após receber serviços como construção,  reforma ou requalificação.

Todas essas intervenções físicas vêm sendo desenvolvidas durante a pandemia, tendo a Sudesb exigido, junto às empresas executoras, todos os protocolos de saúde para garantir segurança aos operários que atuam diretamente no canteiro de obras. Entre 2019 e 2020, a Sudesb iniciou 105 obras de infraestrutura em espaços esportivos, sendo que 67 delas já foram concluídas. O investimento em todo este conjunto de intervenção soma R$27 milhões.

O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, diz ser muito gratificante para a autarquia ver tantas obras entregues ou em andamento, principalmente num momento tão difícil como este da pandemia. “É claro que o momento ainda exige muito cuidado e protocolos de segurança. Mas com a vacinação e a imposição das necessárias medidas de restrição pelo Governo desde março do ano passado, já podemos começar a notar os resultados, principalmente nesta última semana. Com isso, quando for possível a retomada plena das atividades esportivas, a população de muitas cidades baianas irá encontrar equipamentos novos e preparados para o lazer e o esporte”, oberva o gestor estadual.

Inovação - Construção e reforma de quadras esportivas, estádios de futebol, ginásios poliesportivos são alguns dos serviços executados pela Sudesb em espaços que serão entregues nestes próximos três meses. Segundo informa o diretor Vicente, a intervenção que vem sendo feita pela Sudesb tem inovado com a construção de “campos” denominados Areninha (campo society com grama sintética), instalação de iluminação em LED e também de grama sintética em estádios no interior e da capital.

Segundo explica o diretor de Obras da autarquia, Marcos Andrade, a implantação das gramas sintéticas representa algumas vantagens em relação à grama natural. “Durabilidade, baixo custo de manutenção, economia mensal de cerca de 1,5 a 2 milhões de litros de água em relação à grama natural são alguns dos muitos benefícios ao usarmos este tipo de material”, observa Andrade.

Obras a serem entregues nestes próximos três meses:

Abril/municípios:
1 - Novo Horizonte, reforma estádio;
2 - Boquira, construção do estádio de futebol;
3 - Coração de Maria, reforma do estádio municipal;
4 - Boa Nova, construção de quadra poliesportiva;
5 - Salvador, instalação de gramado sintético no campo de futebol da Vila Militar do Colégio da Polícia Militar (Av. Dendezeiros, 34, bairro de Roma).

Maio/municípios:
1 - Correntina, construção da areninha society;
2 - Itabuna, reforma do campo dos amadores;
3 - Remanso, construção da quadra poliesportiva coberta.

Junho/municípios:
1 - Irajuba, quadra coberta e construção de área de convivência;
2 - Caetanos, construção de estádio de futebol;
3 - Planalto, iluminação do estádio municipal;
4 - Riacho de Santana, construção de quadra poliesportiva.

Hilda Fausto - DRT 1748 (71 99609 9297)
Ascom/Sudesb
07/04/2021