Notícias

22/06/2021 17:06

Formulário do Novo Censo Esportivo da Bahia começa a ser preenchido por gestores de 98 municípios baianos

Prontos para acessar a plataforma digital Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM)  e responder o questionário com mais de 100 perguntas sobre a realidade do esporte em seu município, cuja base de dados irá construir o Novo Censo Esportivo da Bahia. É neste status que hoje se encontram gestores de 98 municípios baianos que, nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, foram capacitados por técnicas do Instituto de Pesquisa e Inteligência do Esporte (Ipie), vinculado à Universidade Federal do Paraná e responsável pela aplicação e sistematização dos dados sobre o esporte em todo o Brasil.

Na Bahia, a realização do Novo Censo Esportivo está sendo viabilizada por meio de Termo de Cooperação firmado entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Universidade Federal do Paraná/Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie).
Retomada do calendário de mobilização e capacitação

“Na primeira semana de julho, a Sudesb irá retomar o calendário dos seminários de mobilização que antecedem à capacitação com gestores dos outros 20 territórios do estado. Nossa meta é mobilizar e capacitar todos os 417 municípios baianos ainda no mês de julho”, explica Wilton Brandão, diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb e responsável por essa ação no estado.

Os gestores baianos já capacitados integram os Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Recôncavo e Piemonte da Diamantina, totalizando 98 municípios baianos.

As orientações técnicas para preenchimento do formulário foram passadas pelas profissionais do Ipie, Suelen Eiras de Castro e Natasha Lise, sob a coordenação da também gestora Ana Paula. O formulário a ser preenchido traz perguntas que abrangem seis eixos temáticos: Dados da entidade; Governança; Recursos Humanos; Política Pública para o Esporte; Instalações e Cultura Esportiva.

Coordenador Estadual de Esporte da Bahia, Gustavo Miranda tem destacado a importância de o gestor responder com fidedignidade todas as questões. “É fundamental que tenhamos um diagnóstico real de cada município. Essa importante base de dados, além de contribuir com a própria gestão de cada município, será a ferramenta a ser usada para nós, do Governo, na construção do Plano Estadual de Esporte da Bahia”, observa Miranda.

Durante todo o processo de preenchimento das questões, os gestores irão contar com o suporte técnico dos profissionais do Ipie, que poderão ser consultados por meio de e-mail. Além disso, terão à disposição, no site do Ipie, um tutorial e vídeos explicativos.  

Além da Bahia, a UFPR/Ipie, com o apoio da Secretaria Nacional do Esporte, já realizou ou está realizando o censo esportivo nos estados de Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e  Tocantins.



22/06/2020  
Ascom Sudesb
Hilda Fausto - DRT 1748


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.