Notícias

15/07/2021 15:07

Gestores de esporte de 207 municípios já estão aptos a responder formulário do Novo Censo Esportivo da Bahia

Gestores de esporte de 14 Territórios de Identidade baianos já estão aptos a responder o formulário do Novo Censo Esportivo da Bahia. Todos eles, que representam 207 municípios do estado, já passaram pela capacitação feita por técnicos do Instituto de Inteligência Esportiva, órgão vinculado à Universidade Federal do Paraná.

Nesta sexta-feira e na próxima segunda-feira, 16 e 19, respectivamente, mais 200 gestores esportivos, que correspondem a municípios de outros 14 Territórios, receberão toda a orientação do IPIE, passando também a estar preparados para preenchimento do mesmo formulário. O calendário cumpre programação feita em duas etapas pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), parceira do IPIE/UFPR para organização do Novo Censo Esportivo no estado baiano.

Formado por 100 perguntas, o formulário aplicado pelo IPIE irá possibilitar um diagnóstico preciso sobre a realidade esportiva da Bahia. “Os dados coletados envolvem seis dimensões, que vão desde os dados sobre o tipo de órgão responsável pela gestão do esporte no município, como aspectos relacionados à cultura esportiva local, número de atletas, quais modalidades esportivas são praticadas ou possuam potencial. São informações preciosas para que tanto o estado quanto os municípios possam desenvolver e direcionar as políticas públicas do esporte, compreendendo e respeitando a realidade de cada local”, observa Wilton Brandão, diretor de Fomento do Esporte da Sudesb e coordenador da ação na Bahia.

O questionário ainda trata de temas como Governança, com abordagem quanto à estrutura organizacional, ações relacionadas às boas práticas, transparência, instrumentos de comunicação para divulgação das ações; Recursos Humanos, com perguntas sobre números de gestores e profissionais envolvidos, remuneração etc; Política Pública para o Esporte, que trata sobre existência de legislação, recursos financeiros, planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas de esporte; e Instalações, para que sejam informados os espaços e equipamentos disponibilizados para a prática esportiva no município.

Sensibilização - A primeira etapa do calendário montado pela Sudesb cuidou da sensibilização dos gestores, com a realização de 14 Seminários, envolvendo os 417 municípios do estado. Tanto esta fase de sensibilização, quanto a capacitação e o preenchimento do formulário do Censo são feitos de forma virtual.

Após sistematização de todos os dados, as informações ficarão disponíveis para consulta pública no site da Sudesb e do IPIE. Até o momento, o Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva vem desenvolvendo o censo em mais outros 10 estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Roraima e Alagoas.

Calendário das duas últimas capacitações pela equipe do IPIE:

16 (9h) sexta-feira - Territórios: Itaparica, Semiárido Nordeste II, Sisal, Litoral Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente.

19 (14h) segunda-feira - Territórios: Médio Sudoeste da Bahia, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá,Velho Chico, Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo.



Ascom Sudesb / 15/07/2021
Hilda Fausto - DR 1748
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.