06/09/2021 16:09

Itapetinga e Mucugê foram os destinos do esporte baiano neste final de semana

Entre os dias 3 e 5 de setembro, o esporte baiano ficou por conta das provas de ciclismo e canoagem: Mucugê recebeu o seu já tradicional Desafio de ciclismo, e Itapetinga teve as remadas dos canoístas baianos, na 1ª etapa do Circuito Baiano de Canoagem Velocidade.

Ciclismo - Na sua 8ª edição, o Desafio Mucugê encantou atletas baianos, alagoanos, brasilienses, catarinenses, cariocas, goianos, mineiros, paulistas, sergipanos e até de Portugal, com suas trilhas e visual paradisíaco. A baixa temperatura não espantou os atletas que competiram nas 23 categorias, que vão desde a juvenil (15 a 17 anos) até a Master (30 a 59 anos).

FazAtleta - Entre os atletas contemplados pelo programa de incentivo do Governo do Estado e praticante do ciclismo há mais de 22 anos, José Elenildo, natural de Alagoinhas-BA, mais conhecido como Nildo MTB, ficou em terceiro lugar na categoria Sênior, e contou como este incentivo é importante para a sua preparação.

“Sem o FazAtleta, eu não teria a oportunidade de me manter treinando e ter a possibilidade de participar de competições nacionais, que tenho um gasto maior, como o Campeonato Brasileiro, no qual participarei nas provas de mountain bike (MTB) e  Cross Country Olímpico (XCO), que acontecerão no mês de novembro, respectivamente em Mariporã, São Paulo, e Juiz de Fora, Minas Gerais”, disse.

O Programa Estadual, criado em 1999, é destinado a atletas, equipes e eventos que se enquadram na categoria de esporte amador Olímpico e Paralímpico. Em 2021, está disponibilizando um total de R$ 4,5 milhões de renúncia fiscal por meio do ICMS.

Presente no evento, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, acompanhou de perto a prova, e destacou a importância de competições esportivas para o crescimento das cidades que as recebem. “É com muito prazer que estamos mais uma vez apoiando esta modalidade, tão importante para o estado da Bahia. Uma corrida que agrega esporte, turismo, cultura e economia. Para o Governo do Estado, é sempre uma satisfação podermos promover saúde, qualidade de vida e lazer, através do esporte”, conta.

Canoagem - Em Itapetinga, o clima foi diferente, somente na alta temperatura, pois, na animação, os canoístas baianos também deram um show na 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade. Além dos competidores, o evento recebeu a visita dos atletas olímpicos Renê Pereira, do remo, atual medalhista de bronze da paralimpíada de Tóquio, deste ano. Ele voltou a sua terra natal para entregar as medalhas aos campões, e também para incentivar a garotada que está dedicando-se aos esportes aquáticos.

O outro atleta a marcar presença na competição foi o canoísta Jacky Godmann, o baiano de Itacaré, também atleta olímpico, que entregou medalhas e posou para fotos com os canoístas no evento.

A próxima etapa do Campeonato Baiano da modalidade será em Ubatã, durante inauguração do centro de canoagem construído pela Sudesb, cuja obra encontra-se em fase final de construção. Vale lembrar que este será o terceiro equipamento deste esporte a ser entregue pela autarquia estadual de esporte. Os outros dois estão localizados nas cidades de Itacaré e Ubaitaba.

Remando no Litoral Sul – o projeto de iniciação esportiva em canoagem financiado pela Sudesb e com sedes em Itacaré, Ubatã, Ubaitaba e Maraú já colheu seus frutos: das 64 medalhas distribuídas na prova, 50 foram conquistadas pelos alunos. As aulas de iniciação esportiva atendem 360 alunos de baixa renda, na faixa etária de 08 a 18 anos.
As provas do fim de semana também contaram com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e são promovidas por suas respectivas federações.

Ascom/Sudesb
Jéssica Tavares