Notícias

29/10/2021 14:10

Eventos de natação, ciclismo e tênis acontecem em Salvador, neste final de semana

A agenda esportiva de várias modalidades intensifica-se a cada semana, com o avanço da vacinação e recuo da pandemia na capital e no interior. Neste final de semana, em pleno feriadão do 2 de novembro, Salvador irá sediar eventos estaduais e até internacional como a 36ª edição do Bahia Cup Juniors, com participação de 240 tenistas  brasileiros e de outros nove países.
O agito esportivo começa no sábado (30), a partir de 13h, na piscina olímpica da Bonocô (Avenida Mário Leal Ferreira, Brotas), com a realização do 2º Concurso Natação Master, reunindo 100 atletas das categorias pré-Master, para atletas a partir de 20 anos, e Master, a partir dos 25 anos.

Já no domingo (31), é a vez do ciclismo movimentar a orla da capital. A partir de 6h30, a segunda prova do campeonato baiano da modalidade, o GP Bahia de Ciclismo, será realizada na Praia de Jaguaribe, em Salvador. O evento contará com a participação de cerca de 200 atletas filiados, disputando provas nas categorias Elite e Masters.

Também no domingo (30/11), a partir das 9h, iniciam as partidas da 36ª edição do Bahia Cup Juniors nas quadras do Clube Bahiano de Tênis e da Associação Atlética da Bahia. A competição segue até o dia 06 de outubro, com participação de tenistas brasileiros e também de países como Sérvia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, Chile e da Bolívia.

O Bahia Cup Juniors tem como marca a revelação de grandes nomes de tenistas brasileiros, a exemplo do baiano Natan Rodrigues, bicampeão neste torneio nos anos de 2018 e 2019. Hoje, com 19 anos e já não participando do Cup Juniors, Natan passou recentemente por competições como Grand Slams US Open e Wimbledon, ratificando sua posição entre os 100 melhores do mundo.

Apoio - Todos os três eventos têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) - autarquia vinculada a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor do órgão, Vicente Neto, destaca a importância da retomada gradual do calendário esportivo em todo o estado: “O governo tem garantido o apoio financeiro para a realização das provas, todas elas acontecendo com os cuidados sanitários ainda necessários por conta da pandemia. É muito salutar esta retomada, pois os atletas precisam continuar seus treinamentos e pontuação nos rankings que lhes permitem avançar na carreira esportiva e também ter apoios de programas públicos, a exemplo do FazAtleta, do Governo da Bahia”, observa o gestor.

Circuito Open de Polo Aquático - Atletas de base da categoria sub-14, do Polo Sudesb, foram destaque no Circuito Open de Polo Aquático, evento que aconteceu no último final de semana, na Praia do Forte, no município de Mata de São João. A equipe faz parte do projeto social Escolinha de Esportes Aquáticos, da Sudesb em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
Na competição, o Polo Sudesb jogou contra times consolidados nacionalmente do sub-18, como o Confiança- SE e o Grêmio Vila- PB, conquistando o terceiro lugar da competição mesmo tendo na equipe somente atletas com menos de 14 anos. Durante as disputas de categorias de base, são permitidos jogos mistos, possibilitando a interação entre diferentes faixas etárias no campeonato.



29/10/2021
Ascom Sudesb - 71 3116  9116
Manuela Meneses (estagiária, com supervisão de Hilda Fausto - DRT 1748)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.