Notícias

19/11/2021 16:11

Agenda esportiva do fim de semana tem opções variadas na capital e no interior

Classificatória para o mundial de 2022, a etapa nacional de Aquathlon Brasil acontece neste sábado, dia 20, em Imbassaí, praia do litoral Norte da Bahia e situada a 100 quilômetros de Salvador. Participam da prova 220 atletas federados de todo os estados do país, masculino e feminino, com idade variando de seis a 70 anos.

O Aquathlon Brasil é uma competição realizada em cinco etapas. O percurso do circuito está dividido em natação, disputada no Rio Imbassaí, com profundidade de 1,5m e trajetos de 50m a 1.000m, e corrida em pista de asfalto de 100m a cinco quilômetros. A largada está prevista para as 15h, nos limites do Residencial Clube Imbassaí Privilege.

Entre os inscritos, o campeão brasileiro Manoel Messias, do estado do Ceará. Representando a Bahia, nomes como os dos atletas Marcelo Collet, Lucas Maltez e Rharana Mendes, também apoiados pelo Governo da Bahia por meio do programa Bolsa Esporte; além de Márcia Lima e Ingrid Lobo, que recebem o benefício do programa FazAtleta.

Como a liberação de realização de eventos esportivos aconteceu recentemente em função da pandemia do coronavírus, a etapa da prova de aquathlon na Bahia será única neste ano. “Não haveria tempo, pelo calendário de classificação para o mundial, de realização de outras etapas. Por isso, é uma alegria, para nós, realizarmos esta prova tão importante aqui na Bahia. É um incentivo aos nossos atletas a participarem do campeonato”, comenta Cléber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathon (Febatri) e organizador do Aquathlon Brasil.

Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade - Já as águas do Rio São Francisco vão receber, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade. A prova será realizada neste domingo (21), no trecho da Orla 2/Parque Fluvial, a partir das 9h. A competição deve reunir cerca de 130 atletas dos municípios de Ubaitaba, Ubatã, São Félix, Itacaré, Maraú e Salvador.

Uma das novidades no baiano de Canoagem Velocidade este ano foi a descentralização das etapas antes concentradas na região sul do estado. Apesar da primeira prova acontecer em Itapetinga, a segunda etapa da competição foi realizada, pela primeira vez, na região da Chapa Diamantina, na Barragem de Melo, município de Itaetê.  A competição é realizada pela Federação Baiana de Canoagem, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que também garante o deslocamento dos atletas, por meio de ônibus, entre os municípios.

Segundo o diretor-geral da Sudesb em exercício, Diogo Rios, a ideia é que mais cidades possam receber competições de canoagem. Ele comemora o fato de a Bahia sempre revelar nomes na modalidade, a exemplo do campeão olímpico Isaquías Queiroz. “Eu fico muito orgulhoso em saber que a Bahia é o estado do país que mais produz talentos nesta modalidade de canoagem. Por isso, continuamos investindo em políticas públicas e na infraestrutura esportiva para que nossos atletas possam brilhar pelo mundo afora”, disse.

Projeto Tour Bahia, Esporte Educacional - O Circuito Esporte e Educação chegou à capital baiana na última quinta-feira (18/11) e seguirá até o dia 01 de dezembro, com arena montada no Shopping Paralela. No interior do estado, a cidade de Itabuna também está recebendo as atividades, com estrutura montada na Praça Rio Cachoeira até domingo, 21 de novembro. Nestes espaços, o público presente experimenta, gratuitamente, a prática do basquete 3x3, tênis de mesa, badminton e boxe, contando com a orientação de professores especializados em cada uma das modalidades.

Alunos dos municípios de Camaçari e Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, terão transporte gratuito, de ida e volta, para participar das atividades na capital. Assim como estudantes de Ilhéus, Itajuípe e Coaraci terão veículos para o deslocamento até Itabuna.

O projeto Circuito Esporte e Educação prevê ainda a realização de clínicas de iniciação esportiva nas modalidades de boxe e badminton e também promoção de palestras que relacionam noções básicas das modalidades olímpicas, o olimpismo e a educação formal. Nestes próximos dias, as clínicas acontecem em escolas do ensino médio e superior do município de Milagres (22 e 23/11).

Horário de funcionamento das ARENAS em Salvador e Itabuna:

Salvador - Shopping Paralela: segunda a sexta-feira (9h às 21h), sábado (10h às 21h) e no domingo (13h às 12h).
Itabuna - Praça Rio Cachoeira: sábado (8h às 17h) e domingo (8h às 12h)


19/11/2021
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.