Notícias

06/12/2021 17:12

Parceria da Sudesb com organização De Peito Aberto ganha prêmio da ONU

O projeto Esporte na Cidade, com aulas de iniciação esportiva de futebol para meninas, executado em Salvador pela organização social De Peito Aberto numa parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), está entre os vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O anúncio oficial pela ONU ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Dubai, país dos Emirados Árabes, durante o Fórum Inovando o Futuro: Novos Modelos de Governo para uma Nova Era para Alcançar os ODS.  Antes da cerimônia da ONU, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, e o fundador da instituição De Peito Aberto, Hagmar Madeira, fizeram questão de dar pessoalmente a notícia do prêmio a alunas e familiares no núcleo do Estádio de Pituaçu.

No comunicado oficial encaminhado à Sudesb. a ONU destaca: “O desempenho notável da sua instituição demonstrou excelência no atendimento ao interesse público e fez uma contribuição significativa para a melhoria da administração pública em seu país. Na verdade, servirá de inspiração e encorajamento para outros que trabalham para o serviço público”, afirma o documento, assinado por Juwang Zhu, diretor da Divisão de Instituições Públicas e Governo Digital do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

“Estamos muito felizes por esta conquista. Afinal, trata-se do reconhecimento internacional de uma instituição importante e de peso como a ONU. Este prêmio diz respeito à valorização da gestão pública, e fico muito orgulhoso de ter sido o Governo da Bahia, por meio da SETRE/Sudesb, a conquistar esta honraria”, destaca Vicente, que durante o Fórum, em Dubai, terá espaço para apresentar a experiência do projeto Esporte na Cidade na Bahia.

O gestor lembra que a premiação refere-se à execução do projeto na edição 2019-2020. “Agora, em 2021, o projeto está ativo novamente e de forma ampliada. Dobramos o número de meninas atendidas - saímos de 150 para 300 - e abrimos mais um núcleo, mantendo o do estádio de Pituaçu e inaugurando o núcleo no ginásio de Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador”, conta Vicente, afirmando que a ideia é expandir a experiência ainda mais na capital e também no interior.

Outro que se mostrou bastante satisfeito com a conquista foi o diretor fundador da instituição De Peito Aberto, Hagmar Madeira. “Estamos comemorando, agora em 2021, 15 anos de funcionamento da DPA. Este prêmio é o maior já conquistado por nossa entidade. Assim, o projeto Esporte na Cidade torna-se o maior ‘case’ de sucesso destes anos de funcionamento da DPA”, disse Hagmar.

Projeto Esporte na Cidade - Em Salvador, o Esporte na Cidade é realizado pela De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Itaú, Rede SporTV e White Martins e apoio da Setre-Sudesb. Todas as alunas inscritas recebem camisa, short, meião, calçado e máscara (enquanto durar a pandemia) para utilização durante as atividades do projeto.

Em 2021, atende a 300 meninas de 7 a 17 anos com aulas de iniciação esportiva em futebol, priorizando inscrições de alunas de escolas públicas.


06/12/2021
Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.