01/11/2022 14:11

Bahia supera marca de 150 milhões em obras de infraestrutura esportiva concluídas

Com a entrega de mais 27 obras de infraestrutura esportiva, o Estado da Bahia atingirá, considerando exclusivamente os últimos dois anos, a marca de R$150 milhões em investimento neste segmento. Este montante significa mais de 100 equipamentos esportivos construídos ou reformados entre 2021 e 2022 em municípios de todas as regiões do estado.

Os novos equipamentos de esportes a serem entregues estão distribuídos em municípios das regiões sul e extremo sul, centro-norte, sudoeste, região de Irecê, Feira de Santana e Região Metropolitana de Salvador. No sul e extremo sul, o esporte continua tendo um impulso importante com a inauguração de nove estruturas distribuídas nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

No dia 21 de outubro, foram entregues, novos equipamentos: Itabuna ganhou uma areninha society e uma piscina semiolímpica localizadas, respectivamente, no bairro Conceição e no 4º Grupamento de Bombeiros Militar; já Ilhéus, as estruturas do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic) passam a contar com uma pista de atletismo e um campo com gramado sintético. Voltando à região do sertão produtivo, em Feira de Santana, será inaugurada a grama sintética e reforma da pista de atletismo no 1º Batalhão da Polícia Milita (BMP), e em Simões Filho já foi inaugurada a piscina semiolímpica na unidade do Corpo de Bombeiros.

No dia 25 de outubro, foram entregues, em Teixeira de Freitas, uma pista de atletismo e a reforma do campo, que ganhou gramado sintético, nas estruturas do 13º Batalhão da Polícia Militar. Neste mesmo dia, em Prado, foi entregue a reforma do estádio municipal Roberto Muniz e, também, a cidade de Medeiros Neto, que passa a contar com uma areninha society.

Todas as obras destes equipamentos esportivos estão sob a responsabilidade da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

Areninhas – Desenvolvido pela Sudesb a partir de 2019, o projeto das areninhas society domina a lista de novos equipamentos entregues ou a ser inaugurados: ao todo, são mais de 50 unidades society, com grama sintética e iluminação em led, destes, 24 unidades já foram entregues nos últimos dois anos. Além desse tipo de equipamento, o investimento está sendo feito para reformar e/ou construir estádios de futebol, centros de canoagem, iluminação em led, quadras poliesportivas, piscinas semiolímpicas, pistas de atletismo, dentre outros.

De acordo com o titular da Setre, Davidson Magalhães, o Governo chegará, até o fim do mandato, em cerca de R$ 200 milhões em investimentos na área de esportes. “São obras de construção e recuperação de equipamentos esportivos. Esse é o maior investimento na área, em muitos anos, na Bahia”, ressaltou.

Conheça outras obras a ser entregues:

VITÓRIA DA CONQUISTA    Construção de areninha society e instalação de grama sintética, localizado no Bairro da Jurema
AMÉLIA RODRIGUES    Construção de areninha de campo society com instalação de grama sintética
LAURO DE FREITAS    Reforma de campo de futebol do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar e instalação de grama sintética
CAMAÇARI    Construção de pista de atletismo, demais estruturas e instalação de grama sintética no 12º BPM
AMÉRICA DOURADA    Construção de areninha society com instalação de grama sintética
CAETANOS    Complementação da construção do estádio municipal e instalação de grama sintética
VÁRZEA DA ROÇA     Construção de areninha society com instalação de grama sintética
DOM BASÍLIO    Construção de areninha de campo society com instalação de grama sintética
LAGOA REAL    Construção de quadra poliesportiva no povoado de Lagoa Grande
PALMAS DO MONTE ALTO    Construção de areninha e a instalação de grama sintética
PÉ DE SERRA    Construção de areninha Society e instalação de grama sintética
ITABERABA    Construção de pista de atletismo, demais estruturas e instalação de grama sintética no 11º BPM
JUSSARA    Construção de areninha society com instalação de grama sintética
SANTO ANTONIO DE JESUS    Construção de pista de atletismo, demais estruturas e instalação de grama sintética no 14º BPM no Município de Santo Antonio de Jesus.
ANDARAÍ    Implantação de iluminação do estádio municipal
LICÍNIO DE ALMEIDA - BARREIRO DO MATO    Construção de quadra poliesportiva na localidade de barreiro do mato
CRISÓPOLIS     Implantação de iluminação do estádio municipal José da Silva Caldas
JIQUIRIÇÁ    Construção de areninha society e instalação de grama sintética
CATOLÂNDIA    Implantação do sistema de iluminação em led no estádio municipal Anísio Teixeira

Obras inauguradas nos últimos dias
Jaguarari – areninha society, no distrito de Pilar.
Irecê – Pista de atletismo e campo com gramado sintético no 7º Batalhão da Polícia Militar
Ituaçu – areninha society
Itabuna – Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso/campo society/quadra de areia.
Ubatã – Centro de Treinamento de Canoagem de Ubatã
Ubaitaba – Reforma do Centro de Canoagem.

Marcus Carneiro – DRT 3614
21.10.2022