Notícias

01/11/2022 17:11

Campeonato Baiano de Baleado fará sua quinta zonal na cidade de Jequié, em 27 de novembro

A quinta e penúltima etapa do Campeonato Baiano de Baleado está marcada para o próximo dia 27 de novembro, em Jequié, no Complexo Educacional Poliesportivo Aníbal Brito. Esta e muitas outras agendas do futuro dessa modalidade esportiva pautaram a reunião mantida na manhã desta terça-feira, 01 de novembro, entre a Diretoria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o presidente da Federação de Baleado da Bahia, Mateus Solano.

Com as etapas organizadas no formato de zonal, para facilitar o deslocamento das equipes masculinas e femininas participantes, a competição iniciou em julho último e já cumpriu agenda em Jacobina, Salvador, Santa Bárbara e Feira de Santana.

Após Jequié, o próximo município a sediar jogos será Castro Alves, no dia 04 de dezembro, sendo uma etapa de repescagem com participação das equipes que conquistaram 3º e 4º lugares nas zonais. As equipes que ficarem em primeiro lugar em Castro Alves irão se somar às vencedoras do primeiro e segundo lugares de todas as zonais para disputa do jogo final agendado para o dia 11 de dezembro, em Feira de Santana.

Na conversa mantida com o presidente da federação, o diretor-geral e o chefe de Gabinete da Sudesb, respectivamente Vicente Neto e Diogo Rios, trataram de possíveis apoios da autarquia do esporte em eventos futuros da modalidade, como a realização, em Salvador, do Circuito Baiano de Baleado. Agendado para março, o torneio, apesar do nome, é aberto a equipes da modalidade de todo o país.

Na pauta do encontro, também foi avaliado o possível apoio da Sudesb à Copa Brasil de Baleado. Caso se confirme, essa seria a primeira vez que o estado baiano irá sediar um campeonato nacional da modalidade. Pelo calendário de 2023, a Copa Brasil acontecerá em junho.

Mulheres – Com forte participação de mulheres na Bahia – as equipes femininas representam 80% no estado –, a modalidade tem, até a presente data, 110 equipes cadastradas. Com 12 equipes (quatro masculina e oito femininas), Feira de Santana é o município onde a prática da modalidade é em maior número, seguido de Salvador, que tem oito equipes femininas e duas masculinas.  Em terceiro lugar em números de praticantes, aparece a cidade de Jacobina, onde seis equipes de baleado estão organizadas – cinco femininas e uma masculina.

“A Bahia é um dos estados brasileiros onde a modalidade do baleado está mais organizada. Das 110 equipes baianas identificadas e cadastradas até o momento, 32 estão federadas. Nossa meta é ampliar o número de equipes associadas”, afirmou o presidente Mateus Mônaco, que na oportunidade agradeceu o apoio do Governo do estado ao desenvolvimento e crescimento da prática do baleado em várias regiões baianas.

SSA, 01/11/2022
Hilda Fausto – DRT 1748
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.