Notícias

08/11/2022 09:11

Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, será a casa do muaythai baiano neste final de semana

O final de semana contará com dois eventos de muaythai na Arena de Esportes da Bahia (antigo Centro Pan-Americano de Judô), na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. O local administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), recebe o Curso Nacional de Arbitragem, no sábado, 05, e o Campeonato Baiano de Muaythai no domingo, 06.

Com a parte teórica pela manhã, a partir das 8h, e as atividades práticas pela tarde, o curso organizado pela Confederação Brasileira de MuayThai Tradicional (CBMTT) e pela Federação de MuayThai Tradicional da Bahia (FMTT) traz as regras mais atualizadas do órgão mundial da modalidade para os árbitros, professores e atletas interessados, todos filiados, no sábado, 05.

Já no domingo, 06, a partir das 15h, é a vez dos 200 atletas mostrarem de forma competitiva como é o esporte, disputando os títulos baianos em 14 categorias. Ambos os eventos são apoiados pela Sudesb, da mesma forma que os abaixo:

Basquete – O final de semana terá mais uma das rodadas finais do Campeonato Baiano de Basquete Adulto e Base Masculino e Feminino 2022, dessa vez com as zonais de Salvador e de Luís Eduardo Magalhães. Em Camaçari, pela zonal da Região Metropolitana de Salvador, no Ginásio do CIE (Arembepe), após a conclusão das classes sub-16 e sub-18 masculino, as disputas do terceiro lugar e finais das categorias adulto (masculino e feminino) e sub-23 feminino acontecem no sábado, 05, a partir das 8h30. O destaque fica para as equipes do EC Vitória, que buscam conquistar as categorias adulto, masculino e feminino, jogando contra a Associação Atlética da Bahia (AAB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), respectivamente.

Já na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, os times da região nas categorias sub-16, sub-18, sub-23 e adulto masculino também entram em quadra para as fases iniciais e finais. Com as partidas no sábado, 05, e no domingo, 06, ao todo, 12 equipes participam.

Ciclismo
– O ciclismo segue movimentando as cidades do interior da Bahia. Neste domingo, 06, a cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, recebe a terceira edição da prova AmaRider XCM. Com a presença de mais de 400 ciclistas, a largada dos três percursos se dará simbolicamente ao mesmo tempo, às 8h30, na Praça do Bosque e, posteriormente, se dividirão por ordem dos percursos de 28 km (para as categorias livres), 42 km (para as categorias Sport e Junior) e 52 km (para as categorias elite e master).  

Ao todo, 22 categorias disputam a prova que tem seus cinco primeiros quilômetros de asfalto na saída da cidade e segue por estradões de terra, trilhas, com subidas e descidas, e um trecho de mata fechada pela zona rural de Amargosa, que misturam vegetações da Caatinga e da Mata Atlântica.

Tour Bahia Educacional – Após passar por diversas cidades do interior da Bahia, o Tour Bahia Educacional chega à capital baiana com as atividades de atletismo e basquete 3x3, neste final de semana. Salvador receberá as arenas montadas pela organização do tour para os estudantes da Bahia. O evento, que iniciou atividades na quinta-feira (03) e segue até o domingo, 06 – tem atividades com início às  8h e encerramento às 17h (sexta e sábado)  e às 12h (domingo) – no Instituto Daniel Alves, Rua da Ilha, 374, em Itapuã.


Ascom Sudesb
Maurício Viana, estagiário
04.11.2022

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.