Notícias

17/11/2022 12:11

Baianos disputam competições nacionais nesta semana com apoio da Sudesb

Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), através da concessão de passagens aéreas, atletas baianos do arco e flecha, do beach tênis e do bodyboard buscam melhorar suas colocações em competições nacionais e trazer títulos para casa. O surf e o parajiu-jitsu baiano também representarão o estado em competições internacionais nesta semana. 

Paulo Henrique Merlino, 41, e Renata Barros, 33, já se encontram no Rio de Janeiro e passaram pelo qualificatório do 48º Campeonato Brasileiro Outdoor, mais importante competição de tiro com arco no país e organizado pela Confederação Brasileira de Arco e Flecha. Nesta quinta-feira, 17, começam os combates da chave principal. A competição vai até o domingo, 20. 

No seu primeiro ano competindo em um evento nacional, a detentora do recorde baiano na modalidade, Renata, já foi campeã nordestina em 2021 na individual feminina e prata na categoria em equipes, na qual foi companheira de time de Paulo, que também conquistou a medalha de prata no individual masculino na competição. Ele ainda acumula os louros de ser o recordista e melhor colocado no ranking estadual, enquanto ocupa a 6ª colocação no ranking nacional, buscando melhorar suas marcas e conquistar uma medalha no seu segundo ano no certame. 

Bodyboard – Outra competição nacional que contará com dois baianos disputando com apoio da Sudesb é a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard, realizado em Fortaleza. Tatiane Medeiros, 41, que viajou para todas as etapas do circuito com passagens aéreas concedidas pela autarquia estadual, busca melhorar seu ranking nacional. Atualmente, ela ocupa a 6ª colocação no ranking nacional e já foi dez vezes campeã estadual da modalidade. No circuito, ela vem empolgada de um 5º lugar na última etapa.  

Além dela, o atleta Misael de Jesus, 16, está competindo na categoria sub-18, em que disputou duas fases e está classificado para a final, prevista para quinta-feira, 17. Ele é o atual 3º colocado no ranking nacional e, por não ter disputado uma das etapas do circuito, não tem mais chances de terminar em primeiro lugar ao final, mas espera se manter entre os três melhores. “A Sudesb está sendo um divisor de águas em minha vida esportiva. Pois sou de uma comunidade e não teria condições nenhuma de custear todas as despesas mais viagens”, afirma o atleta. 

Beach Tênis – O também jovem atleta Paulo Moreira, 19, já se encontra na cidade de Mossoró para a disputa do ITF10 e ITF50. Ambos os torneios valem pontos para o ranking mundial, o qual Paulo se encontra na posição 465, sendo o 20º do nordeste. Ele é um dos três melhores beach tenistas, segundo o ranking estadual. A primeira prova na cidade potiguar será disputada na quinta-feira, 17, enquanto o ITF 50 será entre sexta, 18, e domingo, 20. 

Competições internacionais – O surfista Pedro Veiga, de apenas 11 anos, junto ao seu técnico, já se encontra na cidade de Las Palmas de Gran Canária, na Espanha, para a disputa do Mundial PRO Junior da modalidade. O atleta já foi campeão brasileiro e sul-americano com a pouca idade. O atleta do parajiu-jitsu baiano Gustavo Souza entrará nos tatames, nesta sexta, 19, no Rio de Janeiro, também para uma competição internacional: o GP NOGI de Parajiu-jitsu.  

Ascom Sudesb 

Maurício Viana 

17.11.2022 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.