17/11/2022 16:11

Doze atletas baianos irão representar a Bahia na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

As provas das modalidades de natação, atletismo, tênis de mesa, goalball feminino e futebol de 5 têm presença confirmada de atletas baianos na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares/2022, marcada para acontecer de 21 a 26 de novembro, em São Paulo. Com idade entre 7 e 17 anos, os atletas são alunos de escolas de Salvador, Jequié, Vera Cruz e Dias D’Ávila e se classificaram na regional realizada em Natal, Rio Grande do Norte, no mês de agosto último.

O grupo embarca para São Paulo na próxima segunda-feira, 21/11, às 12h, em voo saindo do Aeroporto Internacional de Salvador. O deslocamento de toda a equipe tem o apoio do Governo do estado, por meio da Secretária de Educação e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, numa parceria com a federação Baiana de Esporte Escolar.

Ao todo, são 12 atletas que disputarão medalhas com outros estudantes da mesma faixa etária de todo o Brasil, em provas disputadas no Centro Paralímpico Brasileiro, considerado o principal centro de treinamento de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo do esporte de alto rendimento.
Além dos estudantes atletas, integram a delegação técnicos, gestores de esporte e mães dos jovens que, a depender da deficiência, precisam do acompanhamento de um familiar maior de idade. O grupo é formado por um total de 30 pessoas, tendo como chefe da delegação o professor de Educação Física, Virgílio Leiro.

Natação – Classificada com folga na etapa regional, a atleta de natação Bárbara Bitto é uma das promessas de medalha da competição em São Paulo. Moradora de Jequié, Bárbara tem 15 anos e irá disputar as provas de 50m livre, 100m livre, 100m costas e 400m livre, sendo essas duas últimas a que tem maior favoritismo.

Em setembro, integrando a delegação brasileira de natação, Bárbara Britto fez história no Para Swimming Open da Argentina, subindo ao pódium nas provas de 100m costas (1º lugar), 400m livre (2º), 100m livre (3º)  e 50m livre (5º).
A organização das etapas regionais e nacional das Paralimpíadas Escolares é do Comitê Olímpico Brasileiro (CPB). A primeira edição da modalidade aconteceu em 2009.