Notícias

21/11/2022 16:11

Projeto Esporte por Toda Parte inicia a formação de agentes do interior e Região Metropolitana

Coordenadores, professores e estagiários de 45 núcleos do Projeto Esporte Por Toda Parte, das regiões Metropolitana, da capital e de parte do interior do estado, receberão formação com aulas ministradas por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 22 e 26 de novembro. A ação segue até o dia 12 de dezembro, formando as turmas dos 138 núcleos de esporte comunitário e recreativo presentes em 99 municípios baianos.

 

Finalizando a formação dos profissionais dos polos de Salvador e iniciando a da Região Metropolitana, nesta terça (22) e quarta-feira (23), 20 núcleos receberão as aulas práticas e teóricas sobre a realidade e o contexto da política pública de esporte comunitário e recreativo, princípios e diretrizes do Projeto e dimensões conceituais sobre o esporte, lazer, atividades físicas, dentre outros. Já no final da semana, nos dias 25 e 26, será a vez de 25 núcleos dos municípios de: Angical, Belmonte, Brumado, Caculé, Caetité, Camacan, Correntina, Encruzilhada, Guaratinga, Ilhéus, Itagibá, Itamaraju, Jequié, Licínio de Almeida, Macarani, Paramirim, Presidente Jânio Quadros, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Todas as formações acontecem, presencialmente, no auditório da Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.  A formação que teve início na última sexta-feira (18) e atenderá até meados do mês de dezembro 552 pessoas.

 

O programa Esporte por Toda Parte está ofertando, desde o inicio do segundo semestre deste ano, a prática esportiva das modalidades de basquete, boxe, capoeira, futebol, futsal, handebol, hapkido, jiujitsu, judô, karatê, natação, taekwondo e voleibol para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A formação de gestores e líderes comunitários, o fomento à pesquisa e a socialização do conhecimento fazem parte da proposta.  

 

O investimento do Governo do Estado no projeto é de R$13,7 milhões de reais, firmado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio de colaboração com a instituição Capacitação, Inserção e Desenvolvimento (Cide). O recurso é investido na contratação de profissionais e aquisição de material esportivo para atender os mais de 30 mil beneficiados ao longo de 18 meses nos 26 territórios de identidade. 

 

Calendário de formação de dezembro: 

Formação D – Polo 6 e 2 (Região de Itaparica; Sertão do São Francisco; Piemonte da Diamantina; Piemonte do Paraguaçu; Irecê; Chapada Diamantina; Sisal; e Piemonte Norte do Itapicuru  ) – 9 e 10 de dezembro. 

 

Formação E – Polos 1 e 7 (Região Metropolitana de Salvador, Baixo Sul; Recôncavo; Portal do Sertão; Sisal; Portal do Sertão; Recôncavo; Chapada Diamantina; Vale do Jiquiriçá; e Litoral Sul) – 13 e 14 de dezembro.

 

Formação F – Polos 3, 4 2 e 6 (Litoral Sul; Costa do Descobrimento; Sudoeste Baiano; Sertão Produtivo; Bacia Jacuípe; Piemonte Norte do Itapicuru; Semiárido Nordeste II; e Sertão do São Francisco) – 16 e 17 de dezembro.

 

  

Ascom/Sudesb

Jéssica Tavares - 6108

21.11.2022

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.