• Banner Revista
  • censo Bahia
  • Portal Serviços RH Bahia
  • protocolo
  • Banner gráfico em azul e branco, com informações sobre novo número de whatsapp da Ouvidoria Geral do Estado

Notícias

23/11/2022 16:11

Nadadores baianos disputam competição na Bolívia com apoio da Sudesb

Na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, a Seleção Brasileira de natação contará com quatro atletas baianos na Copa Pacífico de Natação 2022. Entre eles, Dan Spinola, 17, e Victoria Rosário, 14, viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), através da concessão de passagens aéreas para o país sul-americano.

Com as provas começando nesta quarta-feira, 23, a delegação baiana, composta por quatro atletas e dois técnicos, já se encontra no local da prova e compete até o sábado, 26, ao longo das manhãs e tardes. Os quatro nadadores baianos, com as presenças de João Pedro Afonso e Amanda Moreno, também são contemplados pelo Governo do Estado, através dos programas de apoio ao esporte promovidos pela Sudesb.

Dan, que acumula apoio de dois projetos estaduais, o Bolsa Esporte e o FazAtleta, já garantiu o título dos 100m peito no início da tarde de hoje, prova que, junto com a de 50m peito, garantiu ao atleta duas medalhas de ouro no Jogos da Juventude deste ano. Ele ainda compete na prova de 200m nado peito até o final da competição.

O campeão brasileiro na prova de 1500 m livres João Pedro irá competir na mesma prova que lhe rendeu o título. Ele também já estreou no primeiro dia com um 5° lugar nos 50m livre. Além delas, ele ainda entra na piscina para as provas de 100m e 200m borboleta e 200m e 400m medley. Como o baiano que mais disputa provas nessa competição, João faz parte do grupo de atletas do programa de incentivo ao esporte FazAtleta.

No feminino, as nadadoras agraciadas pelo Bolsa Esporte, Victoria e Amanda, disputam as provas de 400m, 800m e 1500m livres. Amanda, inclusive, foi campeã norte-nordeste de 400m e 800m neste ano. Já Victoria soma essa participação na Seleção Brasileira à sua convocação para a disputa do Campeonato Mundial Junior de Águas Abertas, disputada neste ano em Seychelles, na África, em que alcançou a 9ª colocação.

A Copa Pacífico é uma competição disputada pelos países banhados pelo oceano, tendo o Brasil como convidado. Como forma de desenvolver a modalidade nas variadas regiões brasileiras, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou apenas atletas das regiões Norte e Nordeste. Os representantes da seleção também possuem entre 14 e 18 anos para desenvolver a natação juvenil do país ao dar experiência de participação em competições internacionais.


Ascom Sudesb

Maurício Viana, estagiário

23.11.2022

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.