Notícias

10/03/2023 09:03

Sudesb promove capacitação para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência

Profissionais de educação física que trabalham nos projetos sociais em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), serão capacitados com curso para aperfeiçoamento no processo de inclusão nas aulas de modalidades paradesportivas.

O ato de abertura da jornada de capacitação Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) por meio do Esporte e do Lazer ocorrerá às 8h30 da próxima segunda-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), tendo como público dirigentes de federações do esporte baiano, profissionais de educação física, além de representantes de entidades de mães e pais das pessoas com deficiência. A organização do evento está a cargo do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, recém-implantado pela autarquia estadual do esporte.
O primeiro ciclo de capacitação é voltado para professores, coordenadores e estagiários do Projeto Natação em Rede, executado pela Sudesb em parceria com a Federação Baiana do Desporto Aquático (FBDA).

A programação prevê dez encontros que se estendem até final de julho. Na programação, serão abordados temas como a história do paradesporto, discutindo sua importância e as barreiras para inclusão das pessoas com deficiência em atividades esportivas e recreativas; tipos de deficiência; terminologia adequada sobre deficiência na era da inclusão; principais aspectos legais sobre os direitos da pessoa com deficiência; promoção de vivências lúdicas, dentre outros.

Segundo a organizadora da ação e coordenadora do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, a atleta de paracanoagem Nayara Falcão, a prioridade é ouvir as pessoas com deficiência os seus anseios “A proposta da capacitação terá, como prioridade, apoiar e escutar as próprias pessoas com deficiência e suas respectivas famílias, a fim de tornar possível a adequação da prática esportiva às suas necessidades, garantindo autonomia, estimulando o protagonismo e visibilidade dos potenciais de cada ser humano, assim como combater o capacitismo social e estrutural ainda tão presente”, disse Nayara.

Confira a programação da 1ª Capacitação (13/03):

Tema: Considerações essenciais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Depoimentos de PCD’s e familiares;
Palestrantes:

•    Verônica Nascimento - Psicóloga (UFBA) e professora – Autismo e a Inclusão Escolar
•    Marleide Nogueira - Autismo, Esporte e Inclusão
•    Maira Cavalcante - Relato de uma autista adulta e da importância do diagnóstico
•    Davi Arnaut Conduru - Acompanhante Terapêutico


Ascom Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
09.03.2023



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.