17/03/2023 16:03

Centro de Boxe e Artes Marciais recebe segundo evento de muaythai do ano neste sábado, 17

Como segundo dos quatro eventos de muaythai previstos para o primeiro semestre deste ano no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, o Desafio de Muaythai Tradicional da Bahia acontece na manhã deste sábado, 18. Com as pesagens dos atletas às 8h e a passagem das regras às 9h, as lutas começam logo depois, previstas para as 9h30.

Ao todo, serão disputadas quatro categorias: 12 e 13 anos; 14 e 15 anos; 16 e 17 anos; e de 18 anos a senior. Cerca de 200 atletas devem participar na estrutura novamente montada após um pouco mais de um mês. Realizado no dia 4 de fevereiro, o Festival de Muaythai Tradicional contou também com uma estimativa de 200 pessoas nas apresentações da modalidade ao público e nas exibições de lutas, além das aulas gratuitas aos interessados, sendo o primeiro neste formato na história do estado.

O desafio faz parte do calendário de competições da Federação de Muaythai Tradicional da Bahia (FMTT). Como organizadora dos quatro eventos, a entidade tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que também administra o local dos certames.

“A federação adotou o Centro de Boxe como a casa da modalidade no estado. Isso porque é um equipamento que dispõe de todo os recursos necessários para realizarmos festivais, competições, treinamentos e congressos. Pretendemos fazer mais dois cursos este ano lá por causa do auditório. Apesar de estarmos há pouco tempo, já temos muito carinho pelo espaço”, afirma Ricardo Caldeira, presidente da FMTT.

Sobre ter a sede da federação no espaço, Ricardo se diz satisfeito. “Esperamos ficar lá por muito tempo se a parceria com a Sudesb permitir. Ficamos muito felizes com esse olhar eclético da autarquia que possibilitou o desenvolvimento conjunto do trabalho com diversas modalidades, em especial, as de luta. Este ano de 2023 promete grandes eventos lá no centro”, finaliza.

Maurício Viana, estagiário

17.03.2023