17/03/2023 17:03

Governo do Estado homenageia empresas que apoiam o esporte pelo programa FazAtleta

Na noite desta quinta-feira, 16, no auditório do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, foi realizada a cerimônia de premiação do evento Empresa Amiga do Esporte, que homenageia parceiros privados do esporte baiano por meio de incentivo do Governo do Estado. As empresas que apoiaram atletas e eventos em 2022 pelo programa FazAtleta receberam um troféu e foi anunciada a criação do Selo Empresa Amiga do Esporte, instituído por meio de Portaria que será publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado, 18.

A premiação contou com a presença do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, da secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho, Marta Sobral, do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, da secretária estadual da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, do diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e presidente da Comissão Gerenciadora (Comger) do FazAtleta, Vicente Neto, presidentes de  várias federações esportivas, atletas e proponentes de projetos contemplados no programa, além, de representantes das empresas homenageadas.

Criado em 1999, o Programa de Incentivo Estadual ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta) funciona por meio da concessão de abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas situadas no estado da Bahia, que apoiam financeiramente projetos esportivos. Realizada pela primeira vez pelo Governo do Estado, a cerimônia Empresa Amiga do Esporte foi uma forma de agradecer o apoio no trabalho conjunto de apoiar o esporte baiano e um incentivo para que mais empresas façam adesão ao programa.

“Essa premiação coroa os empresários e empresárias que têm o olhar e querem ajudar o esporte. Eu já fui atleta e sofri a falta de apoio na pele. Sei que os atletas gostam de disputar e querem treinar e ter resultado, mas, sem um apoio financeiro, ninguém consegue chegar a lugar nenhum”, destacou a secretária Marta Sobral, sendo calorosamente aplaudida pelos atletas.

Com a casa cheia de convidados, cerca de 250 pessoas, Vicente Neto celebrou o sucesso do evento e também do programa. “É o reconhecimento do Governo da Bahia à participação do empresariado baiano na vida do esporte. Aqui estão atletas, meninos e meninas, quem sabe futuros campeões olímpicos, apoiados por essas empresas que acreditam no investimento do esporte. Quem faz isso, sabe o alcance social que tem esse gesto”, afirmou.

Segundo o gestor da Sudesb, enquanto a maioria dos estados tem programas apenas para alguns projetos esportivos, a Bahia é um dos únicos que direciona aos atletas. “Em 2007, tínhamos R$3 milhões direcionados ao FazAtleta. No ano de 2022,  o teto dobrou. Nosso governo multiplicou várias vezes o seu orçamento e o resultado está aí. Nos últimos Jogos Olímpicos, fomos o estado com mais medalhas, um verdadeiro Comitê Olímpico Baiano”, completou Vicente Neto para ilustrar o investimento do Governo do Estado ao esporte.

Investimento - Em 2022, o programa Faz Atleta investiu um total de R$6 milhões –  este é o mesmo valor já confirmado para este ano no decreto publicado no DOE no último dia 3. Ano passado, 109 empresas, dos mais variados segmentos comerciais, de 37 municípios baianos, apoiaram 169 projetos, sendo 144 atletas (entre eles atletas do paradesporto), com 98 no masculino e 46 no feminino, e 25 eventos esportivos que contemplaram 20 modalidades esportivas.

“Hoje, aqui na premiação, temos o reconhecimento do Governo do Estado, através do FazAtleta, desses atletas e dessas empresas. É o maior investimento da história desde a sua criação. Descobrimos novos talentos, que com certeza vão brilhar no cenário nacional e mundial. Continuaremos transformando a vida dessas pessoas”, afirmou o vice-governador Geraldo Júnior.

Na cerimônia, também foi lançado o Selo Empresa Amiga do Esporte, cuja certificação será dada às instituições privadas que atenderem aos requisitos de empresas que apoiam o esporte. O regulamento estabelecendo os critérios para que empresas sejam certificadas será construído e aprovado pela Comger.

“Esse selo vai ser disputado pelas empresas baianas! A iniciativa privada da capital e do interior está entendendo a importância que tem em ser amiga do esporte e ter sua marca vinculada com a responsabilidade social. Isso é o público e o privado andando juntos. Violência não se combate apenas com polícia na rua, mas com políticas públicas como esta, com as quais já descobrimos atletas como Isaquías Queiroz e Allan do Carmo, além de repatriar campeões mundiais que estavam treinando fora”, pontuou Davidson.

De acordo com o secretário, os investimentos do Governo do Estado chegam a R$ 150 milhões apenas em novos equipamentos de infraestrutura esportiva, além do apoio direto à realização de eventos e aos atletas, como o programa Bolsa Esporte, da Sudesb. “A Bahia é um dos poucos estados que tem um programa integrado de esporte”, afirmou o secretário.

Maurício Viana, estagiário

17.03.2023