Notícias

26/05/2023 13:05

Suba 100 de ciclismo acontece neste final de semana em Santa Teresinha

Uma das mais tradicionais provas de mountain bike do país volta a acontecer no município baiano de Santa Teresinha neste final de semana. O Suba 100 Challenge XCM irá reunir mais de 1500 competidores da Bahia e de mais 12 estados do Brasil, que são colocados à prova pelas suas capacidades físicas e técnicas de pilotagem, além da resistência mental. Durante mais de 160 km de extensão, o trajeto da prova conta com trilhas estreitas agregadas às curvas desafiadoras em um cenário único da Serra da Jiboia.

Dividida em três categorias, Suba 100 milhas, Suba 100, Suba 50 e Suba 30, a prova mais completa terá um percurso com altimetria acumulada superior a quatro mil metros. Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a competição, que é realizada desde 2015, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), Secretaria do Turismo e o programa de incentivo ao esporte FazAtleta.

As primeiras provas acontecem neste sábado (27), a partir das 8h, com a largada na Praça Central do Município, com os atletas do Suba100 milhas, que deve reunir os principais nomes do ciclismo brasileiro. No domingo (28), serão disputadas, a partir das 8h, as demais provas, podendo ser disputadas em duplas ou solo. Esta última variação é uma novidade com relação aos anos anteriores. Durante os dias do evento, a programação contará também com food trucks, música e uma feira de produtos e acessórios de bike.

Economia – Segundo o último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Teresinha tem pouco mais de 10 mil habitantes e oferece uma rede hoteleira pequena. Apesar disso, a cidade, que já é conhecida como a “capital baiana dos esportes de aventura”, se prepara para receber mais de mil atletas, por volta de 10% da sua população. De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a prova de ciclismo aquece a economia local no segmento de restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

 “O Suba 100 já é uma tradição. Nós, da Sudesb, que apoiamos a prova desde a sua primeira edição, em 2015, ficamos muito contentes quando vemos um número grande de público e de participantes, de todas as idades e gêneros, praticando e se encantando por uma modalidade esportiva. O legado dessa competição também reverbera na geração de emprego e renda para o município e região”, disse Vicente Neto.

Ascom Sudesb

Marcus Carneiro – DRT 3614

26.05.2023

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.