07/06/2023 15:06

Sudesb promove capacitação aos profissionais que vão atuar no projeto Dragon Boat Bahia

Ação do projeto inédito no setor público da variação da modalidade da canoagem acontece em Paulo Afonso neste final de semana

Entre os dias 08 e 11 de junho, em Paulo Afonso, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a Associação Carranca Boat de Paulo Afonso, realiza uma capacitação aos profissionais que vão atuar no projeto Dragon Boat Bahia. Com seis núcleos de canoagem nas cidades de Salvador, Paulo Afonso, São Félix e Camamu, a proposta é pioneira no Brasil.

Com o objetivo de proporcionar uma formação consistente, orientada, unificada e segura de metodologia, 30 horas de capacitação, por meio de aulas práticas e teóricas, serão ministradas pela entidade de Paulo Afonso, que começou a prática no estado e possui a permissão pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Os profissionais precisarão estar certificados e habilitados para poder atuar no programa.

O diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Neves, destaca a importância de preparar os envolvidos nas aulas da variação da canoagem com embarcações, que comportam 20 pessoas, um ritmista e um timoneiro, antes de entrarem na água. “A Sudesb se preocupou em inserir uma grade de aulas com teoria e na água, juntando todos os profissionais para estarem aptos a conduzir seus alunos. Só vamos iniciar com este pré-requisito para quem estiver à frente dos seus núcleos”, comenta.

Programação – Com início nesta quinta-feira, 08, a programação tem as aulas de: primeiros socorros e riscos para os afogados, ministrada pelo Corpo de Bombeiros; de técnicas de remadas básicas para entrar na água; e de reconhecimento dos barcos e aplicação na prática das informações teóricas recebidas. No segundo dia, pela manhã, os profissionais serão instruídos sobre as condições adversas que podem acontecer durante as aulas do projeto, enquanto, entram na água pela tarde para aplicar conceitos de manobras, posicionamento, postura, comando e movimentos para navegação.

No sábado, 10, serão expostas as aulas teóricas sobre como proceder nas situações adversas e de risco. Encerrando o conteúdo programático, os principais conceitos para treinos e competições serão revisados e executados, além da legislação básica para a navegação. Como parte do projeto do Governo do Estado, por meio da Sudesb, as ações são inéditas no país pelo setor público.

“A Bahia sai na frente com recursos direcionados em um apoio organizado na modalidade, que já mostrou ser benéfica para os praticantes, em especial às mulheres que sofrem do enfrentamento ao câncer de mama, com um sentimento de autoestima e integração no estímulo de uma para outra, comum nas modalidades coletivas. É com grande expectativa que estamos dando início ao projeto pela capacitação”, pontua Wilton.

Dragon Boat – A modalidade foi trazida e adaptada pelo italiano Cesare Decarli no município de Paulo Afonso há 14 anos. Explorando o potencial esportivo do Rio São Francisco, ganhou o nome de Carranca Boat em homenagem à lenda regional de que a carranca protege as embarcações. A partir das experiências positivas na cidade do sertão baiano, a Sudesb, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou um festival em dezembro do ano passado e pensaram no projeto deste ano.

“Nós construímos o projeto comprando seis embarcações e demais equipamentos técnicos e de segurança para os seis núcleos espalhados pela Bahia, sendo dois em Salvador e em Paulo Afonso. O projeto visa estimular e incentivar, por meio da modalidade, o bem-estar individual e coletivo, assim como auxiliar na manutenção de um viver mais sadio para as crianças, os adolescentes, as pessoas com deficiência e, com atenção especial, as mulheres em enfrentamento ao câncer de mama”, finaliza o diretor.

Maurício Viana, estagiário

07.06.2023