Notícias
19/11/2023 20:11
Cerimônia dá início ao 1º Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar
Já está tudo pronto para as primeiras partidas do 1º Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 em Salvador e Região Metropolitana. Com mais de 500 atletas de 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, a competição é organizada pelo Ministério do Esporte com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A largada foi dada com a abertura oficial realizada neste domingo à noite, na Arena de Esportes da Bahia, na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. O equipamento é um dos locais que vão receber os jogos do certame nacional a partir desta segunda-feira, 20, ao lado do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, e do Ginásio do SESI de Simões Filho.
As delegações foram apresentadas em um desfile com a intervenção artística da banda Yayá Muxima, que tocou também os hinos brasileiro e baiano. Em seguida, houve a apresentação das ginastas baianas Keila Santos (integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Junior), Clara Beatriz e Luisa Zugaib.
O ex-jogador e atual coordenador-geral de Defesa dos Direitos dos Torcedores, do Ministério do Esporte, o baiano Ed Carlos, falou da alegria em ter os jogos realizados na Bahia e da importância da competição para quem vislumbra o futsal como profissão, finalizando sua fala declarando aberto o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar 2023.
Já a coordenadora técnica do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar, Tatiana Mendes, também ressaltou a importância da realização da primeira edição no ano em que o futsal saiu dos Jogos da Juventude por não ser olímpico, agradecendo o Ministério do Esporte e o Governo da Bahia, por garantirem a realização do evento.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, celebrou o fato de Bahia receber a primeira edição do evento. “Gostaria de agradecer a presença de tantos estados do país aqui conosco na Bahia. Esses jovens vieram de muitos locais distantes na expectativa deste evento, que só foi possível acontecer porque o Ministério do Esporte assumiu o compromisso e o Governo da Bahia abraçou a ideia. Nós sabemos a importância que temos em estar hoje neste congraçamento para concretizar esse sonho aqui na Bahia.”
Expectativa – Os atletas também estão empolgados para jogar. Agdo Renato, de 16 anos e de Pracuúba, município do estado do Amapá, saiu pela primeira vez do estado para competir. “Minha expectativa é muito boa de fazermos um ótimo campeonato para representar bem nosso município, nossa escola e nosso estado. Vai dar tudo certo mesmo com o nervosismo. A viagem e a organização estão muito boas.”
Reunindo atletas de diversas escolas do país, os estudantes da rede pública do Brasil também estão presentes, como Maria Eduarda, que, com 17 anos, representa o estado do Maranhão e a Escola Carlos Augusto da Cunha. “Nossa equipe planeja chegar às finais e sair campeã, assim como todas as equipes. Mas, nosso objeto maior é voltar com o título. Não conhecia o local que vamos jogar. A estrutura está ótima.”
Maurício Viana
19.11.2023