Dimensão Social do Futebol

Criado em 2007, o Programa Dimensão Social do Futebol integra ações que buscam promover a inclusão social e a geração de emprego e renda, utilizando o futebol como ferramenta. Para atender a esse propósito, o programa engloba desde a realização de copas de futebol e futsal em todo o estado, à promoção de cursos de atualização para árbitros e técnicos de futebol.  Em 2017, o programa estendeu a qualificação a gestores de Ligas de Futebol, com realização de 23 encontros entre junho/2017 a janeiro/2018, abrangendo público dos 417 municípios baianos.

As copas costumam atrair centenas de jovens em busca de uma oportunidade na área. Para muitos, essa é a chance de conseguir o primeiro emprego em clubes profissionais. Para as cidades envolvidas, as copas permitem maior integração entre os municípios, além de gerar renda para os moradores, visto que movimentam a economia local.

A principal, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, é considerada uma das mais importantes da categoria no país e já ganhou repercussão internacional. Além de times locais, já participaram a Seleção Brasileira Sub-17, times de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e também times de países como México, Bolívia, Inglaterra, Venezuela e Colômbia.

Outras copas apoiadas pela Sudesb: Metropolitana; Costa das Baleias; Laranja; Cosisal; Matatu (Salvador); Dendê; Mandioca; Caju; Jacuípe; Recôncavo; Requeijão; Sertão; Norte; Vale do Jiquiriçá; Sertaneja de Futsal; Futebol do Nordeste de Amaralina; Rural de Irecê; Rural de Quixabeira; Rural de Jaguarari; Simposba; Interbairros; Rural de Futebol Society de São Domingos; Rural de Gavião; Futebol de Cosme de Farias; Campeonato Arena Transamérica; Rural de Ubaitaba; Rural Ibicuí; Rural de Ilhéus; Taça Universitária de Futsal do Recôncavo; Campeonato Baiano de Futsal; Futebol de Gongogi ; Campeonato Interbairros de Coaraci; Futebol de Ilhéus; Futebol Pelezinho em Valente ; Piemonte sub 15; Campeonato Municipal de Futebol Amador e Juvenil; Amador de Itagiba e Jacuípe de Futebol Feminino.

Capacitações - Desde sua criação, o programa tem sido levado para as mais diversas cidades do interior, não só por meio das copas, como também de capacitações. Em parceria com as prefeituras, são realizados cursos gratuitos de atualização para árbitros e treinadores, apresentando-os os diversos conceitos e fundamentos do futebol

Os cursos para árbitros e treinadores já foram realizados em Salvador e em municípios como Abaíra, Barra, Cachoeira, Camaçari, Capela do Alto Alegre, Central, Cipó, Governador Mangabeira, Ibititá, Irará, Irecê, Itabela, Itagi, Itaparica, João Dourado, Juazeiro, Mairi, Maracás, Maragogipe, Morro do Chapéu, Muritiba, Nazaré das Farinhas, Nova Fátima, Nova Soure, Santa Bárbara, Santo Amaro, São Félix, São Sebastião do Passé, Serrolândia, Várzea da Roça, Nova Viçosa, Coaraci, Wenceslau Guimarães, Itabuna, Tanque Novo e Riacho de Santana.

Como participar dos cursos - Para realizar a inscrição, os municípios interessados precisam entrar em contato com a Sudesb, por meio de ofício. A prefeitura da cidade sede é responsável apenas por escalar o público interessado no curso, geralmente formado por pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas ao futebol na região. Entretanto, jovens que sonham com uma nova carreira profissional na área também acompanham as aulas.
Recomendar esta página via e-mail: