Escolinhas de Esporte da Sudesb

Escolinhas de Esporte da Sudesb

As Escolinhas de Esportes são uma política pública desenvolvida pela Sudesb para o estímulo à prática esportiva e à promoção de inclusão social pelo esporte. De março a dezembro de cada ano, as atividades são oferecidas a milhares de crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos (com e sem deficiência).

Em Salvador, as Escolinhas executadas de forma direta, com os professores da Sudesb, funcionam nos núcleos Espaço ACM Brasil, na Liberdade (ginástica e dança de salão) e no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina (ginástica e dança de salão).

Escolinhas na capital e no interior  (execução indireta): A Sudesb, em parceria com o Programa Pacto Pela Vida - PPV, por meio do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), vem financiando convênios com as Organizações da Sociedade Civil – OSC, beneficiando diretamente crianças, adolescentes e jovens entre 07 e 17 anos de idade, pessoas com deficiência,  além de adultos e idosos, em diversas atividades  físicas e esportivas na capital e no interior do estado.

O acompanhamento das ações é feito por profissionais capacitados, contribuindo para a garantia da qualidade de vida e autoestima dos cidadãos, além de garantir aos beneficiários o acesso à prática do esporte com qualidade.

Os projetos têm como proposta fundamental a inclusão a partir do desenvolvimento socioeducativo e esportivo, permitindo, assim, a inclusão social e o exercício da cidadania das populações em vulnerabilidade social. Os projetos atendem a pessoas de diversas faixas etárias: crianças, adolescentes e os jovens praticam atividades físicas e de esporte no contraturno escolar, enquanto os adultos e idosos as realizam em horários especiais (no início do dia e ao final da tarde), o que representa uma nova oportunidade de formação, participação, motivação, integração e transformação social, a partir do aprendizado de modalidades esportivas e de lazer tão importantes para todas as faixas etárias.

A durabilidade de cada convênio varia de 08 a 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. As entidades executoras são selecionadas por meio de editais, conforme estabelece o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, MROSC (Lei Federal nº 13.019/2014).


Inscrições
As inscrições são abertas no primeiro trimestre de cada ano. No entanto, durante todo o período de execução é possível encontrar  vaga disponível em alguns dos núcleos de atendimento.
OBS: As inscrições dos projetos sociais executados de forma indireta são efetuadas nos locais das aulas e é de responsabilidade da Organização da Sociedade Civil - OSC parceira da Sudesb.

Documentos exigidos no ato de matrícula:
•    Atestado médico atual que mostre a aptidão para a prática de atividade física;
•    Atestado escolar com indicação do turno em que estuda (no caso de crianças e adolescentes);
•    Comprovante de residência;
•    Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade;
•    02 fotos 3x4.

Recomendar esta página via e-mail: