Notícias

09/05/2019 16:05

Equipes de futebol de 5 da Bahia disputam competição na Paraíba, com apoio da Sudesb

Três equipes baianas de futebol de 5 viajam neste sábado (11), para Campina Grande (PB), onde vão disputar o Torneio Regional Nordeste de Futebol de 5, entre os dias 12 e 19 de maio. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), cedeu um ônibus para o traslado dos atletas e comissão técnica.

Comandado pelo técnico Gerson Coutinho, o time do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), hexa campeão regional nordeste e brasileiro, vai em busca de mais um título do torneio, puxado pelos principais jogadores medalhista de ouro nos Jogos Paralímpos da Rio 2016, Jefinho, Cássio e Tiago Nascimento.

A Bahia será representado, ainda, pela equipe do Centro de Apoio Pedagógico do Deficiente Visual (CAP), de Salvador, e da União Baiana de Cegos (UBC) do município de Feira de Santana. A competição será realizada no estádio municipal da cidade e contará com a participação de dez equipes de cinco estados nordestinos.

Futebol de 5 – Exclusivo para cegos ou deficientes visuais, as partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paralímpicos de Atenas (2004) também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.

Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco. Com venda nos olhos, os jogadores são guiados pelo barulho dos guizos internos na bola, para que os atletas consigam localizá-la.

Ascom Sudesb
09.05.2019

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.