Notícias

11/07/2019 17:07

Copa de Basquete 3 x 3 segue até esta sexta em Salvador

Desafio e superação são os ingredientes para os cerca de 80 atletas, de 14 equipes, que estão disputando, até a manhã desta sexta-feira (12), em Salvador, a I Copa Nordeste de Basquete 3 x 3 de Cadeiras de Rodas. Em jogo, além do título inédito, a etapa é classificatória para o Brasileiro, marcado para acontecer ainda este ano.

Quem for acompanhar as semifinais e finais na manhã desta sexta-feira, na Associação Atlética da Bahia (AAB), na Barra, terá a chance de ver em quadra as melhores equipes do Nordeste, aprender mais sobre a modalidade e também se emocionar com histórias de superação e amor ao esporte. A entrada é gratuita e a premiação está prevista para 11h.

O torneio tem a participação de 14 equipes, masculinas (70 atletas) e femininas (10 atletas), dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Ceará, além da Bahia, representada por atletas dos municípios de Paulo Afonso, Feira de Santana, Itabuna, Dias D’Ávila e Salvador.

O basquete de cadeiras de rodas 3×3 tem crescido no país, assim como no tradicional, que tem como característica uma pegada de basquete de ruas, mesclando esporte e vida urbana. Com os atletas paralímpicos não é diferente, e a modalidade tem se tornado cada vez mais comum, principalmente com os iniciantes.

Incentivo – O experiente Manoel Junior, atleta de Alagoas, com mais de 20 anos na modalidade, ficou entusiasmado em disputar esta etapa na Bahia. Para ele, o basquete 3 x 3 é mais uma forma de incentivar a inclusão de novos atletas na modalidade. “Muitos dessas pessoas que estão iniciando começam jogando o basquete 3 x 3. Creio que essa competição vem para formalizar e dar as condições necessárias para que esses atletas possam praticar o basquete de forma organizada, disputando competições nacionais”, explicou Manoel.
.
Cleuma Santos, atleta da Associação de Atletas Baianos com Necessidades Especiais (Abane), representa a Bahia no campeonato. Praticante da modalidade paralímpica há dez anos, ela encontra no esporte um novo sentido para a vida e principalmente para o trabalho em equipe.

“O esporte mudou completamente a minha vida. Quando eu passei a praticar o basquete eu me envolvi bastante. Além de contribuir na minha terapia de superação, a gente também tem o compromisso do social, de mostrar para pessoas com deficiência que elas têm vida após uma lesão e muitos não sabem disso ainda”, disse.

A I Copa Nordeste de Basquetebol 3x3 Cadeira de Rodas é organizada pela Liga Nordeste de Basquete e conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

11/07/2019
Ascom Sudesb
Marcus Carneiro DRT 3614
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.