Notícias

09/08/2019 16:08

Lauro de Freitas vai ser a capital do esporte universitário baiano de 14 a 18 de agosto

De 14 e 18 de agosto, o Centro Pan-Americano de Judô, na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, irá se transformar numa grande vila de atletas do esporte universitário baiano. Durante este período, além de competições dos Jogos Universitários Baianos (JUBA), o equipamento vai ser a “casa” de mais de 600 estudantes vindos de 19 cidades do interior. É no CPJ que também acontecerá a cerimônia de abertura, marcada para as 15h do dia 15 (quinta-feira).

Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  e  a Federação Universitária da Bahia (Fube), organizadora do evento com apoio do Governo do Estado, estão preparando uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de oferecer mesa de ping-pong e pebolim (conhecido por muitos como totó).

Inscrições – Para a disputa das 14 modalidades esportivas previstas para  os quatro dias dos Jogos Universitários da Bahia, são esperados 1.300 atletas de 42 instituições de ensino superior da Bahia. Com 33 equipes (20 masculinas e 13 femininas), o futsal é a modalidade com maior número de inscritos. Basquete 3 x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate, karatê são as demais modalidades que completam a lista.

O JUBA será realizado como evento teste da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia (21 a 28 de outubro).  A etapa estadual agora em agosto – com provas também na piscina olímpica da Bonocô, Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, clube da Adelba, ginásios do IFBA (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas – irá contribuir para avaliar e testar parte importante da operação e logística que serão implantadas para atender ao JUB’s.

Na etapa nacional, são esperados na Bahia, mais de três mil atletas de todo o Brasil que disputarão jogos em equipamentos esportivos públicos e privados de Salvador e de Lauro de Freitas.
Organizados pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA e os JUBs têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e da Sudesb.

Ascom Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
09.08.2019
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.