Notícias

14/08/2019 17:08

Atletas universitários baianos já se encontram instalados no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas

Os atletas disputarão os Jogos Universitários da Bahia (JUBA), entre os dias 14 e 18 de agosto.

Delegações do interior do estado que competirão nos Jogos Universitários da Bahia (JUBA) que acontecem até domingo, 18, já se encontram acampadas nas dependências do Centro Pan-Americano do Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. Ao todo, mais de 600 estudantes estarão reunidos nesta “vila do esporte”.

A delegação de Barreiras foi a primeira a chegar em Lauro de Freitas. Além destes municípios, já se encontram nas instalações do CPJ estudantes de Guanambi, Jequié, Caetité e Teixeira de Freitas. As demais delegações chegarão até 10h desta quinta-feira (15), e contarão com grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, além de mesa de ping-pong e pebolim.

O jovem Emerson Viana, de 29 anos, é um veterano no JUBA, apesar da idade, esta  será  a sua  7ª  participação nos jogos. Formado em letras e doutorando em linguística, ele competirá pelo voleibol da UESB, de Jequié.   “Esta será mais uma boa oportunidade de conhecer atletas de outras universidades e poder até fazer novas amizades”, disse.

A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,  sendo organizada pela Federação Universitária da Bahia (Fube).

Ao todo, são 14 modalidades a serem disputadas em oito locais distintos de competição, nas cidades de Lauro de Freitas e Salvador. São esperados 1.300 atletas de 42 instituições de ensino superior da Bahia, sendo a maioria delas da rede pública.

Modalidades - Fustal, basquete 3 x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê são as modalidades previstas. Com provas na piscina olímpica da Bonocô (sábado), Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Clube da Adelba, ginásios do IFBA (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e Centro Pan-americano de Judô (CPJ).

JUB’s -  A fase estadual é seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia, acontecendo entre os dias  21 e 28 de outubro.  Neste evento, são esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil que disputarão jogos em equipamentos esportivos públicos e privados também de  Salvador e de Lauro de Freitas.

Ascom Sudesb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.