Notícias

03/07/2020 21:07

Campeonline Bahia de Ginástica tem noite de gala na abertura da competição

Ginastas de todo o país protagonizaram uma noite de magia, esperança, amor  e fé, levando, para a tela de computadores e smartphones, toda a beleza e precisão da modalidade esportiva.  O espetáculo, apresentado na abertura oficial do primeiro Campeonline Bahia de Ginástica, foi acompanhado simultaneamente por mais de 560 pessoas por meio da plataforma online Zoom no início da noite dessa quinta-feira, 2 de julho, com apresentações das ginastas que compõem a seleção brasileira, profissionais e amadores, além da participação de autoridades baianas.

A Noite de Gala Brasil deu as boas-vindas aos 238 atletas de ginástica rítmica, aeróbica e artística da Bahia que se inscreveram no torneio inédito, totalmente online, realizado pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG), com o apoio da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). As competições iniciam neste sábado (4) e seguem até o dia 12 de julho, com transmissão pelos perfis do facebook e youtube da FBG. (Veja a programação abaixo).

Festa - Em tempos de pandemia, quando a recomendação dos órgãos sanitários é de se manter em isolamento social, a alternativa encontrada pela FBG para realização do campeonato foi inovadora e mereceu muitos elogios por parte das autoridades presentes na sala virtual. Participaram da cerimônia representantes de entidades esportivas, da Confederação Brasileira de Ginástica, clubes e federações de ginástica,  o secretário de Esporte e Lazer do município de Lauro de Freitas, Uilson Souza, além do chefe de Gabinete da Setre, Juremar de Oliveira, e do diretor geral da Sudesb, Vicente Neto.

Algumas apresentações ganharam destaque. Das fábulas de Monteiro Lobato, a boneca Emília ganhou vida na apresentação da baiana Sophia Lima. De São Paulo, Sophia Escolano fez uma apresentação com a música do eterno forrozeiro Gonzaguinha, uma homenagem ao São João; e a dupla do município de Camaçari, Karem Conceição  e Vitória Lírio, interpretou uma coreografia da música A Lista, de Oswaldo Montenegro.

Ao saudar os organizadores e público presentes na sala virtual, o chefe de Gabinete da Setre, que no evento representou o governador Rui Costa, ressaltou a criatividade da FBG na realização do evento. “Em meio às dificuldades provocadas pela pandemia, o esporte apresenta-se como alternativa à vida. Este evento torna-se uma referência para que outras entidades esportivas busquem meios para promoção de suas competições e estímulo aos atletas”, destacou Juremar.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, falou da importância da autarquia em incentivar eventos esportivos, apoiando federações  e entidades que buscam realizar ações e políticas públicas no estado.

“Essa competição nos deixa cheios de orgulho. A FBG foi a primeira federação esportiva aqui na Bahia que procurou a Sudesb, neste período de pandemia, para apresentar essa iniciativa criativa e inovadora de participação remota dos atletas neste evento esportivo. Este projeto serviu de inspiração para que outras competições pudessem ser realizadas, a exemplo do triathlon, que aconteceu em junho,  e outras tantas que têm nos procurado buscando apoio”, disse.

Provas - A partir das 10h, deste sábado (4), as provas de ginástica aeróbica serão iniciadas. Ao todo, a competição conta com 12 árbitros para julgamento e os três primeiros atletas de cada modalidade, nas categorias mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, serão premiados.

Seguindo orientações dos órgãos sanitários, o Campeonline Bahia de Ginástica elaborou um regulamento técnico específico, contendo todas as normas cabíveis para que o atleta, no seu espaço doméstico, apresente uma sequência pré-estabelecida com transmissão online.

Programação:

02.07 - Solenidade de abertura - 17h

04.07 - Competição modalidade aeróbica - 10h

10.07 - Competição modalidade rítmica - 18h

11.07 - Competição modalidade rítmica - 09h

11.07 - Competição modalidade artística - 15h

12.07 - Competição modalidade rítmica - 10h

Para mais informações sobre o torneio, acesse o site da FBG:
federacaobahianadeginastica.com.br

Marcus Carneiro DRT 3614
03.07.20  - Ascom Sudesb 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.