Notícias

17/01/2017 10:01

Sudesb inicia aulas de natação e hidroginástica na piscina da Bonocô

As atividades de natação e hidroginástica disponíveis para crianças, jovens e idosos deram inicio na tarde desta segunda-feira (16), no complexo aquático construído pelo Governo do Estado, na Avenida Bonocô, em Salvador. Com o objetivo de oferecer qualidade de vida a população, através da prática de atividade física, o Projeto Sudesb Natação em Rede é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Ao todo, foram ofertadas 500 vagas, todas elas já preenchidas, – 440 para natação e 60 de hidroginástica para público com idade acima de 60 anos – distribuídas em 24 turmas, com aulas acontecendo de segunda a quinta-feira das 6h às 19h, com duração de 50 minutos cada. Para o secretário da Setre, Álvaro Gomes, esse projeto vai ter uma ação inovadora: "É uma forma de dar oportunidade aqueles que mais precisam, que necessitam de um suporte do Estado para que assim, conseguir aproveitar o potencial de cada um", disse.

A expectativa da coordenadora geral do projeto, Ângela Santos, é atender o maior número de pessoas que se inscreveram pela internet. Segundo ela, somente nos primeiros dias, mais de cinquenta pessoas já entregaram a documentação sem pendência. "Estamos na expectativa que todos os inscritos comecem as atividades imediatamente. Iniciamos com alguns alunos hoje, mas ainda estamos no período das ligações, entrando em contatos com os inscritos pelo site para trazer a documentação”, explicou.

Dona Januaria de Jesus Santos, 65anos, moradora do bairro Mirantes de Periperi, foi a primeira aluna a iniciar as aulas de hidroginástica no período da tarde. "Estou muito feliz, porque essa atividade vai ajudar muita gente que, assim como eu, tem problema de saúde", disse.

Para garantir a qualidade, cinco profissionais de educação física, especializados em natação e hidroginástica, atuam no programa. Duas enfermeiras e uma assistente social acompanham as aulas no local.
Mais esporte

O programa vai disponibilizar mais 100 vagas para os jovens atendidos com medidas socioeducativas pela Fundac. As aulas para esse público acontecem às sextas-feiras. Cerca de 80 crianças e jovens das regiões das Bases Comunitárias de Segurança, matriculadas na rede pública de ensino (municipal e estadual) também serão contempladas pela ação. Além do núcleo da Bonocô, a Sudesb já oferece aulas de natação e hidroginástica nas piscinas do CSU do Nordeste de Amaralina e UCSal de Pituaçu, atendendo 850 pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive pessoas com deficiência).


17.01.2016
Ascom/Sudesb
3103-0978

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.