• Programa Sudesb Natação em Rede
  • Programa Sudesb Natação em Rede
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Concessão de passagens

Concessão de passagens

A concessão de passagens é um dos muitos mecanismos adotados pela Sudesb em apoio ao esporte. É por meio deste instrumento, que muitos atletas ranqueados garantem seu deslocamento para participar de competições esportivas realizadas fora do seu domicílio residencial, mesmo que aconteçam em outros países.

As passagens, a depender do destino, podem ser disponibilizadas por meio terrestre (ônibus) e aéreo.

Veja como funciona:

Quem pode solicitar:
federações esportivas de representação estadual e entidades voltadas a atividades esportivas e de lazer. No entanto, o atleta que já recebe algum apoio de programas do Governo, a exemplo do Bolsa Esporte e do FazAtleta, não tem direito a este benefício.


Critérios: só são aceitos pedidos de passagens para atletas ranqueados, registrados em uma federação ou entidade esportiva e que vão disputar competições oficiais. No caso das modalidades coletivas, a federação ou entidade deve informar a posição ocupada pela equipe nas últimas competições disputadas.

Procedimento: a federação/entidade deve fazer um ofício dirigido à Diretoria Geral da Sudesb, em papel timbrado, solicitando as passagens aéreas ou terrestres e protocolá-lo na Sudesb (Rua dos Colibris, nº 18 – Imbuí, Salvador/BA, CEP: 41.720-060). No documento, devem constar as seguintes informações:

• Descrição do evento (período, local, federação realizadora, instituições que apoiam – Ministério, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Olímpico Internacional, Confederações etc.);
• Ranking(s) do(s) atleta(s);
• Encarte do evento ou documento de convocação do(s) atleta(s).

No caso de pedido de compra de passagens terrestres ou concessão de ônibus, deve constar uma relação com as seguintes informações:  nome(s) completo(s) do(s) atleta(s) e o(s) número(s) do(s) documento(s) de identidade, bem como dia, hora e local da saída e dia e hora de retorno;

No pedido de compra de passagens aéreas para competições em território nacional, devem constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) atleta(s), endereço(s) com CEP, o(s) número(s) do(s) documento(s) de identidade e CPF, contatos telefônicos (fixos e celulares) e e-mails. Caso a competição seja internacional, além dos documentos já citados, também é preciso fornecer o(s) número(s) do(s) passaporte(s).

Cada solicitação é avaliada por uma comissão formada por servidores da Sudesb. Uma vez aprovado o pedido, a autarquia aciona a empresa responsável pela compra (escolhida via processo licitatório) para que seja realizada a aquisição.

Tempo mínimo para o pedido: É preciso encaminhar o pedido com o mínimo de 1 (um) mês de antecedência.

Como acompanhar o pedido: A Sudesb responderá à solicitação, por meio de ofício.
Recomendar esta página via e-mail: