11/01/2018 15:01

Oficina de caxixi marcou o encerramento do primeiro encontro de capoeiragem no bairro da Boca do Rio

Começou nesta quarta-feira (10), com uma oficina de caxixi, uma série de atividades que marcam o encerramento do primeiro Encontro de Capoeiragem, organizado pelo Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania Mus-e Brasil. Realizada na sede do projeto Mus-e Brasil, na Boca do Rio, a programação de encerramento segue na quinta-feira (11), com oficina de berimbaus e palestras sobre a capoeira.

Ao todo, mais de 400 pessoas foram beneficiadas, principalmente crianças e jovens de escolas públicas dos municípios de Candeal, Pojuca, Valente e Ichu, com a prática da capoeira, palestras educativas sobre o esporte, além de oficinas de caxixis e berimbaus.

Segundo o mestre de capoeira Jailson Santos, o objetivo da oficina de caxixi para os adultos é de contribuir para uma formação profissional, revelar novos artesãos, além de dá oportunidade de emprego. “Para as crianças, as oficinas – caxixis e berimbaus –, contribuem para a interação com os pais, além de promover uma maior convivência comunitária. Essa parceria com a Sudesb foi bastante importante onde tivemos a oportunidade de interagir com alguns países da Ásia e da Europa”, disse.

Dona Rose Faleiros, mãe de Amanda Faleiros, de 8 anos, que faz parte do projeto, curtiu bastante a oficina com a filha. Para ela, o projeto tem contribuído bastante no desenvolvimento esportivo e educacional. “Ela adora jogar capoeira e eu a incentivo muito. Sei que o esporte é fundamental na vida das pessoas. Hoje foi um dia diferente e eu estou adorando participar desta oficina”, contou.

O projeto foi selecionado através do Edital 003, lançado, em agosto de 2017, pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que investiu R$39 mil na realização do evento.

Na sexta-feira (12), inicia outra ação promovida pela Mus-e Brasil, o XIII Iê Berimbau Capoeira Festival, com palestras, aulas de capoeira, roda de música, batizado, troca de corda e a presença de capoeiristas representantes de outros estados da Bahia. Todas as atividades, que se encerram no dia 14 (domingo), serão realizadas em Salvador.

Programação:

QUINTA-FEIRA (11)
Local: Projeto Mus-e Brasil (Rua do Caxundé, n° 7, Boca do Rio)
Encerramento Encontro de Capoeira: Oficina de Berimbaus – 8h

SEXTA-FEIRA (12)
Local: Faculdade Montessoriano
Vivências: Mestre Dendê e Mestre Samuray - 8h
Palestra: Capoeira e Terceiro Setor (Escritor Jailson Santos) – 18h
Roda Aberta – 20h

SÁBADO (13)
Local: Faculdade Montessoriano
Vivências: Mestre Bozó e Mestre Museu – 8h