Notícias

18/04/2019 16:04

Coordenadores e agentes da região de Vitória da Conquista formam a próxima turma a ser avaliada pelo Pelc-Bahia

Entre os dias 23 e 25 de abril, o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, recebe 88 coordenadores e agentes sociais do polo de Vitória da Conquista. Esta é a quarta turma do estado a participar das atividades de avaliação I e II do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC/BA.

Quarta turma a participar da avaliação, que tem organização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é composta por 11 núcleos pertencentes aos municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Macarani, Itapetinga, Encruzilhada, Poções, Tanhaçu e Tremedal.

A Formação de Avaliação I e II, que conta com a participação de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), segue até o final de maio próximo, com atendimento aos 700 coordenadores e agentes que atuam nos dez polos do Programa, presente em 78 municípios baianos. Para executar o Pelc na Bahia, a Sudesb tem o apoio financeiro do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte.

Integração - Integração e interação social entre os núcleos e a comunidade foram experiências apresentadas recentemente pelos núcleos de Serrinha e Santa Cruz Cabrália. Os 84 agentes e os 12 coordenadores dessas cidades e mais Eunápolis, Porto Seguro, Camacan, Teixeira de Freitas, Pé de Serra, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal e Heliópolis acabaram de concluir a sua participação nas atividades de avaliação.

Em Serrinha, além das aulas de artesanato, futebol, futsal, handebol, ginástica, há a prática da modalidade de dança, um diferencial para o público idoso. No núcleo, são atendidas 417 pessoas, inclusive jovens que já tiveram alguma experiência com a criminalidade, altamente presente naquela região.

“Encontramos no forró uma forma de atrair o público idoso, fazendo com que tenha uma vida mais ativa. A ideia surgiu após percebermos que as pessoas mais velhas não se interessavam em participar das atividades ofertadas pelo Pelc na cidade. Decidimos, então, abrir um horário para a dança, escolhendo o pé-de-serra, uma tradição em nossa região. O sucesso foi total”, conta  Edmael Oliveira Araújo, coordenador do núcleo de Serrinha.

Santa Cruz Cabrália – Já na aldeia indígena Karajá, localizada na cidade de Santa Cruz Cabrália, o Pelc é o único projeto social permitido pelo cacique com atividades esportivas e de lazer para os índios.  No núcleo e subnúcleo, são atendidos 258 índios de todas as idades, com oferta de atividades de vôlei de quadra, vôlei de praia, artesanato, balé, ginástica, violão e jiu-jitsu.

Os resultados desse investimento já podem ser observados: um time de maioria indígena participou pela primeira vez de um torneio de vôlei realizado fora da aldeia, na cidade de  Porto Seguro, onde os índios ganharam do time “branco”.

Além desse núcleo, Fabrício Correia, coordenador do programa na região, e mais seis agentes desenvolvem atividades em mais quatro subnúcleos espalhados em bairros distintos, promove a interação entre os indígenas e a comunidade. No total, o Pelc atende  481 pessoas em Santa Cruz Cabrália.

Confira o calendário dos encontros que aconteceram e a serem realizados:

•    Polo Salvador A                         01 a 03/04/2019 (realizado)
•    Polo Salvador B e RMS            08 a 10/04/2019 (realizado)
•    Polo Serrinha e Eunápolis     15 a 17/04/2019 (realizado)

•    Polo Vitória da Conquista       23 a 25/04/2019
•    Polo Caetité                               29/04 a 01/05/2019
•    Polo Santo Antônio de Jesus 06 a 08/05/2019
•    Polo Senhor do Bonfim           13 a 15/05/2019
•    Polo Itabuna                              20 a 22/05/2019
•    Polo Irecê                                   27 a 29/05/2019


Ascom Sudesb
Dayse Faleta
18.04.2019
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.