Notícias

16/08/2019 18:08

JUBA – Momentos de descontração aliviam stress da disputa em quadra

Os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) oferecem aos participantes mais do que partidas e disputas em quadra. Na Vila do Esporte, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), local onde estão acampados mais de 500 atletas, vindos de instituições universitárias de 19 municípios da Bahia, os alunos têm um espaço especial para que possam aproveitar o intervalo entre os jogos para descontrair, fazer novas amizades e trocar experiências.

No CPJ, localizado na praia de Ipitanga, município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana, estão sendo oferecidas mesas de ping-pong e pimbolim, jogos de xadrez e dominó, além de áreas para relaxar. A estrutura do CPJ ainda dispõe de piscina, e uma quadra externa, onde acontece o torneio de basquete 3x3.

A pluralidade de sotaques é uma das coisas que chamam a atenção no CPJ. Mesmo todos sendo baianos, cada região tem seu sotaque. São “oxentes” de vários estilos. Na Vila, o que não falta é diversão, “sambão”, música e muita descontração.

 “É uma festa do esporte universitário baiano. Neste espaço, os atletas fazem novas amizades, trocam ideias. Não é só o esporte em quadra que está em jogo, mas encontros como estes possibilitam novos aprendizados, descobertas e crescimento”, disse o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.

Organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Educação do estado. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que depois de 51 anos voltam a acontecer na Bahia (21 a 28 de outubro).

JUBA – Até o próximo domingo (18) serão disputadas modalidades de futsal, basquete 3 x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê.

Além do CPJ, os jogos estão acontecendo no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, clube da Adelba, ginásios do IFBA (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e na piscina olímpica da Bonocô.

Nesta edição, a competição está reunindo mais de 1.300 estudantes atletas de 42 instituições de ensino superior, representantes de 19 municípios da Bahia.

Ascom Sudesb
Marcus Carneiro DRT 3614
16.08.2019
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.