Notícias

20/08/2019 09:08

Clínicas e arenas esportivas do JUBs levam a difusão do esporte para o interior do estado

Com a ideia de mostrar que educação e esporte andam lado a lado, a equipe de mobilização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) percorrerá, de 18 de agosto a 21 de setembro, as regiões norte, centro norte, sul e a capital baiana, contemplando as cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Ilhéu e Salvador. A ação, que prevê ambientações em praças e escolas públicas, atendendo ao todo 100 mil alunos, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a Secretaria de Educação e tem organização da Federação Universitária da Bahia (Fube).

Juazeiro, cidade banhada pelas águas do Rio São Francisco e primeira praça escolhida para a execução das clínicas e arena do JUBs, terá 11 escolas estaduais visitadas, além da montagem de uma arena na Praça São Thiago Maior, no centro da cidade, com estrutura para a prática do basquete 3x3, modalidade que estreará na Olimpíada de Tóquio-2020. O esporte conta com dois times com quatro jogadores cada, três em quadra e um reserva, e aproveita somente metade da quadra utilizada pelo basquete tradicional.

Jogos estudantis – Como um elo entre os Jogos Escolares da Bahia e os Jogos Universitários, as clínicas servirão para conscientização da continuação do esporte também nas universidades. Concomitante às ações dos JUBs, as cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho receberão os Jogos Escolares da Bahia que acontecem ente os dias 21 e 24 de agosto e é uma seletiva para a etapa nacional os Jogos Escolares da Juventude. A cidade de Juazeiro sairá com uma delegação de 103 alunos e dirigentes para a disputa das modalidades coletivas e individuais, femininos e masculinos, com idades de 12 a 17.

Ainda como incentivo ao esporte na região, Juazeiro será uma das 12 cidades baianas contempladas pelo Governo da Bahia com a construção de pistas de atletismo, anexas a batalhões da Polícia Militar.

JUBs -  Após 51 anos os Jogos Universitários Brasileiros voltam a acontecer na Bahia, com realização em outubro. São esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil que disputarão jogos em equipamentos esportivos públicos e privados de Salvador e Lauro de Freitas.

Embaixadora – A medalhista de prata da Olimpíada de Londres, Adriana Araújo, será embaixadora dos Jogos Universitários Brasileiros 2019, que ocorrem entre 21 a 28 de outubro na Bahia. Ela foi convidada pelo diretor da Sudesb, Vicente Neto, para que a pugilista possa transmitir suas experiências para os competidores do torneio.

Ascom Sudesb
19.08.2019
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.