23/08/2019 19:08

Equipes do interior da Bahia são destaques dos Jogos Escolares

As equipes do interior, da rede pública e privada de ensino, das modalidades de futsal, handebol, basquete e voleibol, estão se destacando nos Jogos Escolares da Bahia (Jebs), que reúne, somente do interior do estado, cerca de 400 atletas de 52 escolas. É a maior participação de equipes de instituições de ensino do interior nos últimos dez anos.

No total, a seletiva estadual das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Bahia reúne esta semana, em Salvador, 900 atletas nas faixas etárias de 12 a 17 anos.  Sábado (24), esse contingente aumenta ainda mais com a chegada dos atletas que vão disputar as modalidades individuais, totalizando 1,4 mil estudantes atletas de 12 a 17 anos.

São alunos de escolas públicas e privadas da capital e do interior do estado e disputam vaga para as etapas Regional dos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Natal, de 20 a 24 de setembro próximo; em novembro, o COB realiza a fase nacional, em Blumenau, Santa Catarina.

A etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Secretaria da Saúde, da Casa Civil e conta com o apoio da Federação Baiana de Esporte Escolar.

Oportunidade – Além do esporte, os Jogos Escolares da Bahia são também uma oportunidade para troca de experiências e novos conhecimentos. Para a estudante Nathalia Sousa, do colégio estadual Teotônio, da cidade de Morro do Chapéu, o JEBs está sendo um aprendizado.

“Saímos da nossa cidade e encontramos uma estrutura boa para a gente jogar. Já fiz novas amizades, já aprendi com outros colegas. Estou gostando muito”, disse a atleta de handebol, de 16 anos.

O atleta de basquete,  Davidson Mateus, do Colégio Estadual Polivalente, município de Paulo Afonso, comemorou a primeira vitória contra o Colégio Sartre, de Salvador, por  30 a 28, na tarde de quinta-feira (22). “Está sendo uma experiência maravilhosa e a expectativa é muito boa. Pela primeira vez, estamos saindo da nossa cidade e isso é uma sensação ótima. Foi muito suada essa vitória, pois sabemos das nossas condições.  Treinamos debaixo do sol da nossa região, e fazemos isso todos os dias em busca de um sonho. E este sonho começa, aqui, nos Jogos Escolares da Bahia”, disse.

Participação – Outro destaque foram as meninas do handebol do Colégio Modelo de Irecê. No jogo de estreia, elas venceram a equipe do colégio Teotônio, por 5 a 4. Para o técnico da equipe, Fabiano de Castro, o novo formato do Jebs, com mais equipes do interior participando, ganha uma proporção “do tamanho que a Bahia merece. O Governo do Estado está de parabéns com essa nova repaginada no esporte escolar, garantindo maior participação de equipes do interior”, comemorou.

Ala esquerda da equipe do Colégio Municipal José de Amorim, Brenda Queiroz,  12 anos, foi destaque no jogo de futsal na tarde de quinta-feira, no Ginásio de Cajazeiras. Mascote da equipe, Brenda não marcou gol, mas fez jogadas importantes para garantir a vitória de seu time por 3 a 1 contra a seleção do Colégio Tancredo Neves, de Itaberaba, também interior do estado.

A vitória foi bastante comemorada pela equipe. Depois de muitas "selfies" e entrevistas à imprensa, as garotas saíram do ginásio Cajazeiras direto para o Farol da Barra para o encontro até então inédito com o mar. Moradoras do distrito rural Junco Salitre, de Juazeiro, as oito meninas que integram a delegação estão na capital baiana pela primeira vez.

"São experiências como essas das meninas de Juazeiro que tornam essa competição especial. O momento é de disputa em quadra, mas fora dela tem integração, aprendizado. O esporte proporciona tudo isso, além do grande ensinamento de que ganhar e perder faz parte da vida",  destacou o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, que acompanhou o jogo da equipe de Brenda Queiroz no ginásio de Cajazeiras.

Serviço:
LOCAIS DOS JOGOS FINAIS DOS COLETIVOS

ATLETAS DE 12 A 14 ANOS E 15 A 17 ANOS

BASQUETE

Colégio Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 374 - Nazaré)

Horário. Dia 24 (sábado), das 8h às 12h.

HANDEBOL
Colégio São José  (Rua da Imperatriz - Bonfim, Cidade Baixa)
Horário: Dia 24 (sábado), das 8h às 12h

FUTSAL