Notícias

21/11/2019 09:11

#Paralimpíadas Escolares Dobradinha de Jequié na conquista de medalhas no primeiro dia de competições

Os atletas do município de Jequié, Gabriel Souza e Bárbara Britto foram os  baianos a assegurar medalhas nessa quarta-feira, primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares, que seguem até sexta-feira, 22, em São Paulo. No período da manhã, Gabriel conquistou  a prata no judô, categoria meio médio (-81 kg), e Bárbara Britto faturou o bronze na prova de natação 50 M costa.

Na primeira luta, Gabriel perdeu para o atleta de São Paulo, indo para repescagem. Pouco mais de uma hora depois, ele retornou ao tatame e venceu a luta dando um bonito yppon contra o adversário. A entrega das medalhas do judô somente acontece na manhã de sexta-feira, 22, último dia da competição. Nesta quinta-feira, Gabriel volta a disputar medalha.

Goalball - No goalball, a equipe feminina, formada por atletas do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e também da Associação Jequieense de Cegos, estreou com vitória, ganhando de  23 a 20 contra meninas de Minas Gerais. Nessa quinta-feira (21), elas  retornam à quadra para dois jogos: às  9h, enfrentam a equipe de Santa Catarina e às 14h jogam contra São Paulo.

Já a equipe masculina, também do ICB/Bahia, encarou, logo no primeiro jogo, a equipe de São Paulo. O time de goalball paulista tem como integrantes três atletas de base da seleção brasileira, o que o coloca em posição de destaque como um dos favoritos ao título de campeão. O placar final do jogo de estreia da equipe dos meninos baianos acabou em 13 a 04 para os paulistas.

À tarde, os garotos do ICB voltaram à quadra de cabeça erguida e deram o desconto, derrotando por 13 a 03 a equipe de Pernambuco. Nesta quinta,  o grupo irá disputar apenas um jogo, enfrentando o time do Rio de Janeiro às 14h40.

Atletismo – Neste primeiro dia de competição, apenas  a atleta Helen de Santana Prado participou de prova de atletismo. Ela disputou arremesso de peso, mas acabou ficando em sexto lugar. Mas ela ainda tem duas provas para competir nesta edição das Paralimpíadas Escolares: salto a distância e  corrida de 150 metros.

Além de Helen, representam a Bahia no atletismo os jovens Filipe Santos da Cruz (provas de 150 metros, salto e arremesso de peso), Wesley Santana Lima (200 metros e salto a distância) e Antônio Júnior (400 metros, salto a distância e arremeso). Todos eles disputam provas nesta quinta-feira e integram o Instituto de Organização Neurológico da Bahia (ION), com núcleos em Salvador e no município de Vera Cruz.

Organizada pelo Comitê Paralímpico do Brasil, a competição reúne em São Paulo 1.220 atletas paralímpicos de todo o Brasil, já considerada a maior edição da história das Paralimpíadas, iniciadas em 2009. A delegação da Bahia é formada por 15 atletas, que disputam medalhas nas modalidades de goalball, atletismo, natação e judô.

Mas a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares contam ainda com provas de basquete 3x3 em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 para paralisados cerebrais, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Toda a delegação da Bahia – atletas, técnicos, dirigentes e mães que acompanham os atletas, o que dá um total de 31 pessoas – viaja com passagens aéreas e uniformes oficiais cedidos pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tendo o apoio da Secretaria de Educação e da Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).

20.11.19
Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.