Notícias

21/11/2019 09:11

#Jogosescolaresdajuventude Atletas de judô e luta olímpica despedem-se da primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude com quatro medalhas

As medalhas de bronze foram conquistadas no judô (2) e luta olímpica (2)

Na tarde desta quarta-feira, 20, a delegação baiana encerrou sua participação na primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, levando, para casa, quatro medalhas de bronze. A competição, que acontece este ano em Blumenau-SC, foi o palco da conquista das medalhas de Anna Luísa e Daniel Titto, na luta olímpica, e André Carvalho e Sabrina Souza, no judô.

No último dia de competições, a emoção tomou conta das disputas de judô para três lutadores baianos que chegaram às semifinais. Ana França, que ficou em 5º lugar (o judô não tem quarto lugar) e os medalhistas André e Sabrina.

Com uma derrota nas semifinais para um paranaense, André foi em busca do bronze em disputa com um gaúcho. Ele, que já é veterano em Jogos Escolares (2015, 2016 e 2019), fez sua última participação este ano em virtude de já ter atingido a idade máxima de 17 anos permitida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para este tipo de competição.

Logo na sua primeira participação, há quatro anos, André, que é aluno do Instituto Dom de Educar, foi medalha de prata, mas representando a Bahia em outro esporte, a luta olímpica. Já no ano seguinte, foi para disputa do judô e também foi vice-campeão nacional.

"Eu esperava ser campeão, claro, mas esta medalha e estar mais uma vez nesta competição valeram a pena. É uma experiência muito boa e com atletas muito bons", conta André.
Primeira medalha - Já para Sabrina, representante do Colégio Municipal Profª Georgina Miranda Pereira, a busca pelo ouro ficou pra trás em uma disputa de Bahia e São Paulo.

Ela, que também participou na edição do ano passado mas sem chegar a subir ao pódio, fala da sua satisfação em receber sua primeira medalha em nível nacional na categoria Sub 18.

"Eu evolui muito da minha primeira participação para esta. Ganhar essa medalha de bronze foi muito emocionante."

A judoca, que é uma das contempladas pelo FazAtleta na sua modalidade, diz ser muito proveitoso o auxílio que recebe. “Com ele, custeio minhas despesas, incluindo viagens, estadias, dentre outras.”

Os dois atletas são naturais de Jequié e alunos do projeto "Judô em Ação",  que trouxe um total de seis competidores para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

As duas medalhas dos competidores de wrestling (luta olímpica) vieram na última segunda-feira (18) com Anna Luísa, no estilo luta livre, e Daniel Titto na terça (19), que logo na estreia do estilo de luta greco-romana no JEJ conquistou a medalha de bronze.

A delegação baiana embarca de volta para a Bahia nesta quinta-feira (21). Agora, Blumenau receberá o segundo grupo de estudantes de todo o país que competirão nas modalidades de atletismo, badminton e futsal (21 a 26/11). Na terceira e última etapa, será a vez dos atletas de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez (26 a 30/11).

As delegações de todas as três etapas viajam com  passagens cedidas pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tendo o apoio da Secretaria de Educação e da Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).

21.11.2019
Ascom Sudesb
Jéssica Tavares – DRT 6108
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.