Notícias

26/06/2020 20:06

Campeonato virtual de triatlhon encerra neste domingo, dia 28

Sucesso entre os atletas, a competição online TRI Virtual Race chega ao fim neste domingo, dia 28, com as provas médias de corrida, ciclismo e natação - todas sendo realizadas em casa.  Com um total de mais de 200 inscritos, os atletas vêm tendo uma experiência única e inédita durante os 13 dias de competições.

A prova de ciclismo abre as competições deste sábado (27), a partir das 9h, e poderá ser acompanhada baixando o aplicativo da Zwift no celular e se conectar com a pista exclusiva do Tri Virtual Race, Muir and the Mountain, na cidade virtual de Watopia.

Organizado pela Federação Baiana de Triatlhon (Febatri), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Triathlon Virtual Race atraiu triatletas amadores e profissionais da Bahia e de outros estados, como  São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, mais o Distrito Federal.

A competição foi dividida em duas etapas - prova curta, que aconteceu entre os dias 9 e 14 de junho, e as provas médias, que tiveram início no último dia 22 e seguem até este domingo, 28. As disputas estão acontecendo em local e horário determinados pelos atletas, onde cada modalidade possui suas regras. O “game” virtual utiliza os dados reais de aplicativos ou relógios com GPS dos participantes. Esta última etapa, as distâncias são 800m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. 

As provas são realizadas da seguinte forma: a natação está sendo disputada a “nado seco”, onde o atleta utiliza uma borracha de soro ou elástico, simulando as braçadas da natação. Os dados de rotação de suas braçadas referente à distância da prova são registrados em seu relógio GPS ou contados e filmados. Posteriormente,  o atleta envia à organização do evento para fazer a validação.  

No ciclismo, o atleta pedala em casa, com a bicicleta presa em cima de um rolo. O ciclista conecta os dados de velocidade da bicicleta ao software (game) chamado Zwift, que tem uma pista virtual exclusiva para a prova, onde os atletas se encontram virtualmente e pedalam de forma conjunta. A corrida está sendo feita dentro de casa, na escada ou garagem. Em todas as modalidades, é necessário enviar os dados para a organização do evento, com transmissão automática, por meio da conexão de serviços de GPS ou por meio de fotos e vídeos. 

Serviço:

Febatrii – Federação Baiana de Triathlon
website:
www.febatri.com.br/trivirtualrace

Provas

Curta – 400m (natação), 20km (ciclismo) e 05km (corrida) - 09 a 14/junho
Média – 800m (natação), 40km (ciclismo) e 10km (corrida) - 22 a 28/junho


Marcus Carneiro DRT 3614
26.06.20
Ascom Sudesb 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.