27/11/2020 15:11

Começa hoje o Fórum Avança Bahia de Ginástica

Inicia nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, o Fórum Avança Bahia de Ginástica – evento que vai tratar sobre as práticas atuais no âmbito da ciência, gênero, etnia, debatendo temas como nutrição, racismo, assédio no esporte, dentre outros. Gratuito, o Fórum acontece por meio de plataforma online, com abordagem de temas ligados ao esporte, educação, saúde e cultura. Para participar, os interessados precisam se inscrever por meio do site da FBG.

Organizado pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG), com apoio da  Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Renda, Esporte e Lazer, o Fórum é destinado a professores e acadêmicos de educação física, dança, arte-educação, artes circenses, ballet, nutrição, fisioterapia, psicologia, medicina do esporte e outras culturas corporais, assim como, famílias e toda a comunidade da ginástica.

Temas - Entre os temas, serão abordadas palestras sobre as diferenças de atuação na aprendizagem e no treinamento da ginástica, estética negra; um olhar sobre a (im) posição de padrões, a cultura alimentar como determinante no desempenho esportivo, como minimizar o desgaste no treinamento de performance e a interface entre a ginástica, a sociologia, a filosofia e a antropologia.

O evento tem coordenação científica da professora Sílvia Regina Sacramento e técnica dos professores Vanda Portugal (ginástica rítmica), Tatyana Brandão (ginástica aeróbica) e Yuri Belchior (ginástica artística).

Veja a programação de sexta e sábado (27 e 28/11):

18h - Abertura Vicente Neto - Diretor Geral da Sudesb
Tema: O fomento aos esportes e seus desafios.

18h30min às 19h20min - rena: A importância da prevenção ao abuso e assédio no Esporte. Palestrante: Professora Renata Teixeira -CBG

19h20min às 20h 10min tema:Ginástica sem competição é possível? A ginástica para todos e suas possibilidades.
Palestrante: Profa. Dra. Kizzy Antualpa – UFBA

20h 10min às 21h - tema: Os desafios da nutrição em atletas de ginástica.
Palestrante: Profa. Neidejane Rios

21h  às 21h 50m - tema:Atuação da Psicologia do esporte e do exercício no contexto da ginástica. Palestrante: psicólogo Cristiano Lima - Santa Catarina

15h às 15h 30m - Abertura Susy Dócio Assessora Técnica Sudesb
Tema: Gestão esportiva

15h 30m às 16h 20m - tema: Por uma estética plural. A ginástica em questão. Palestrante:
Profa. Dra. Ivy Guedes – UEFS

16h 20m às 17h 10m -   tema: Aspectos gerais do Desenvolvimento Humano e sua aplicação no campo da Ginástica
Palestrante: Profa. Sílvia Sacramento- UEFS/ FBG/ Gym Clube

17h 10m às 18h    tema: Formação esportiva na ginástica.
Palestrante: Professora Ms Maria Helena Kraeski - Santa Catarina

18h às 18h 50m - tema: Prevenção de lesões na ginástica