Notícias

02/12/2022 14:12

Praia de Inema sedia torneios nacional e internacional de águas abertas neste final de semana

A cidade de Salvador se torna sede de três eventos nacionais e internacionais neste final de semana na Praia de Inema, na Base Naval de Aratu. Conhecida pela tradicional Travessia Itaparica-Salvador, marcada para 10 de dezembro, as águas da Baía de Todos os Santos recebem as finais da Copa Bahia Internacional, da Copa Brasil e do Troféu Ana Marcela Cunha de Águas Abertas.

A Copa Bahia Internacional de Águas Abertas é o novo evento da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), com apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esportes (Setre). Com os torneios nacionais da Copa Brasil e Troféu Ana Marcela Cunha, que rodaram o ano por cidades brasileiras, são esperados 1000 atletas por dia, entre os principais nomes da modalidade no Brasil e mais seis países.

Com início no sábado, 03, a programação do dia abre com a disputa dos 500m do Troféu Ana Marcela Cunha, para as categorias mini-mirim, pré-mirim, mirim e petiz, a partir das 7:05. Após a prova, teremos as disputas dos 1,5km e 5 km da Copa Brasil de Águas Abertas ás 7:10 e 7:50, respectivamente. A Copa Bahia Internacional fecha o dia com a disputa dos 10 km, às 8:40.

No domingo, 04, a disputa do troféu em homenagem à nadadora baiana traz as crianças de 7 a 12 anos na prova dos 250m às 7:10. Logo, depois, os nadadores da Copa Brasil entram no mar para os 2,5km. Mais uma vez concluindo o dia, a Copa Bahia Internacional traz atletas da Argentina, Chile, Uruguai, Equador, Venezuela e Itália, além dos brasileiros, na prova dos 5km, ás 8:20.

Os resultados são válidos para o campeonato baiano da modalidade, àqueles que buscam se classificar para a Travessia Itaparica-Salvador, e mostram a importância da Bahia na revelação de grandes nomes brasileiros.

De acordo com o presidente da FBDA, Diego Albuquerque, a realização do evento carimba a Bahia como o principal destino da modalidade de águas abertas no Brasil, além de mostrar a capacidade do estado de receber grandes competições. "Essa é uma competição de suma importância para a modalidade no Brasil e na América Latina. A gente conseguiu reunir nas águas baianas a elite nacional e do nosso continente, além de atletas da Itália, como a vice-campeã olímpica, Rachele Bruni", disse.

Confira os demais eventos apoiados pela Sudesb no final de semana:

Futevôlei – O destino turístico de Morro de São Paulo recebe a sétima etapa baiana de futevôlei em 2022 a partir desta sexta, 02, seguindo até o domingo, 04. Ao todo, 140 atletas vão disputar cinco categorias, três masculinas, uma feminina e uma master.

Canoagem – A Copa Brasil de Dragon Boat acontece pela primeira vez na Bahia neste sábado, 03, a partir das 9h, no lago do Dique do Tororó (ao lado do píer principal). A competição reúne 17 equipes femininas e masculinas de três estados – Bahia, Sergipe e Alagoas –, que disputam prova em quatro embarcações coletivas típicas da China, movidas a tração humana e conduzidas por até 22 pessoas remando em sincronia. 

Na parte da tarde, a programação segue no Dique do Tororó com o Festival Carranca Boat, tendo a participação de mulheres baianas que resgataram a autoestima e qualidade de vida após o câncer de mama, por meio da prática da canoagem. Ao todo, mais de 150 mulheres vão participar dos eventos, entre as participantes, mais de 40 mulheres moradoras da região de Paulo Afonso, Bahia, praticantes do esporte e que superaram o câncer de mama com melhor autoestima e mais saúde.  

Arco e Flecha – Na Arena de Esportes da Bahia, na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, o sábado, 03, será dia das finais da Copa Baiana de Arquearia 2022, circuito com cinco etapas no ano. Ao todo, nove categorias, sendo quatro de base, desde mais simples com poucos equipamentos até classes olímpicas, começam as disputas às 13h.

E-sports – O Campeonato VExBr - BA Valorant Experience Bahia chega à sua primeira rodada da fase principal com os times classificadas através das seletivas nos últimos dois finais de semana. Com transmissões ao vivo nos canais da Confederação Brasileira de Games e E-sports (CBGE), a competição agora segue por mais três finais de semana até as finais

Futsal – O Ginásio de Cajazeiras volta a ser a casa do futsal baiano com uma competição específica para os moradores da região. Com apoio da Sudesb, a Copa Cajazeiras de Futsal começa neste final de semana e segue até o dia 18 de dezembro para 12 times masculinos e nove femininos, reunindo cerca de 300 atletas. Os jogos acontecem neste sábado, 03, pela manhã, e no domingo, 04, a partir das 14h.

Triathlon Kids – Neste domingo, 04, no Estádio de Pituaçu, acontece um festival esportivo de corrida e ciclismo para as crianças de até 12 anos. O evento lúdico e de caráter de iniciação dos menores nas competições e nos ambientes esportivos terá a largada a partir das 8h e conta com o apoio da Sudesb. As categorias serão a partir dos dois anos e seguindo em dois em dois anos de idade até o limite dos 12 anos nas modalidades corrida, ciclismo e duathlon, que mistura os esportes citados.


Ascom Sudesb

Maurício Viana, estagiário

02.12.2022

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.