Notícias

19/05/2023 14:05

Judô, ciclismo, triathlon e futebol de areia movimentam o interior da Bahia neste final de semana

Neste final de semana, o interior da Bahia recebe quatro competições estaduais de judô, ciclismo, triathlon e futebol de areia, respectivamente, nas cidades de Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Glória e Ilhéus. A agenda esportiva conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Judô – A Super Etapa de Judô, etapa Cruz das Almas, acontece neste sábado, 20, no Ginásio Municipal de Esporte da cidade. Promovida pela Federação Baiana de Judô (Febaju), a competição vai reunir 333 atletas das classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos, sendo seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-21 da modalidade, além de contemplar as crianças a partir dos cinco anos com o Festival Infantil.

Já nesta sexta-feira, 19, será ofertado um workshop para os técnicos e árbitros, além da primeira possibilidade de pesagem para atletas. A atividade compõe o calendário de competições estaduais que estão sendo realizadas em diversas cidades da Bahia, com o objetivo de fomentar a prática da modalidade, como parte do Tour do Judô.

“A cidade de Cruz das Almas é um grande polo da prática do judô na Bahia e ficamos muito felizes de estarmos mais uma vez aqui. Fomentar a modalidade em diversas cidades tem o intuito, justamente, de fortalecer e incentivar uma vida mais saudável e a perpetuação de uma filosofia de vida que é o judô”, destaca o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.

Ciclismo – Senhor do Bonfim, no norte do estado, recebe a segunda edição do Pienorte XCM nestes sábado, 20, com o congresso técnico, e domingo, 21, com a largada oficial, a partir das 8h, na Praça Nova do Congresso. Os percursos pro, de 62 km e altimetria de 1.358 m, e turismo, de 33 km e 600 m de altimetria, passam também pela zona rural da região.

Válida pelo ranking estadual da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a competição espera reunir, nas 19 categorias da prova, cerca de 300 ciclistas de todo o estado, como os campeões pan-americanos da A1, Diego Vicenti, e da B2, Ney Bispo, em competição disputada mês passado em Congonhas, Minas Gerais. Eles vão competir na categoria principal, elite masculina.

Triathlon – Na sua segunda edição, o município de Glória, onde a Bahia faz divisa com Pernambuco e Alagoas, recebe a variação Sprint do Triathlon do Sertão neste domingo. Os 100 atletas estimados vão nadar 750m, pedalar 20 km e correr 5 km à beira da Prainha da Glória, com a largada às 7h.

A Federação Baiana de Triathlon (Febatri), organizadora do evento, considera a prova uma preparação para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado em Junho, em Rio de Contas, e uma etapa especial pela proximidade de mais três estados que atraem seus atletas: Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Como forma de integração com a região, serão promovidas: a participação gratuita para atletas da cidade com a distância reduzida, apenas com a realização do ciclismo e da corrida; uma participação local com apresentações de camponeiros e indígenas, no sábado, 20; e uma feira cultural de artesãos e agricultura familiar da região, no domingo, 21.

Beach Soccer – A primeira etapa da Copa Beach Soccer 2023 acontece durante este final de semana no litoral sul baiano, na cidade de Ilhéus, para nove equipes masculinas e quatro femininas. Promovido pela Federação de Beach Soccer da Bahia (FBSB), as partidas começam no sábado, 20, com a fase de grupos, sendo três com três equipes no masculino e grupo único no feminino, além das semifinais. Já no domingo, 21, pela manhã, serão realizadas ambas as finais.

Ascom Sudesb

Maurício Viana, estagiário

19.05.2023

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.