02/06/2023 12:06

Segunda etapa do Campeonato Baiano de Canoagem acontece neste domingo, 04, em Santo Estevão

As águas do Rio Paraguaçu, em Santo Estevão, no interior da Bahia, vão receber cerca de 120 atletas pela segunda etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem de 2023 neste domingo, 04, a partir das 9h. O evento conta com a participação de sete clubes inscritos das cidades de Camamu, Itacaré, Maraú, São Félix, Taboquinhas, Ubaitaba e Ubatã.

Com a realização da Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o circuito de 11 etapas previstas conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Prefeitura Municipal de Santo Estevão.

Após passar por Ubatã, em abril, o campeonato baiano da modalidade ainda vai passar, neste ano, por: São Félix, já na próxima semana; Ubaitaba, em julho; Ibotirama, em agosto; Maraú, em agosto; Camamu, em setembro; Itaetê, em outubro; Itacaré, em novembro; Salvador, em novembro; e Itajuípe, como etapa final, em dezembro.

A Sudesb também garantiu o transporte dos atletas e o translado dos seus respectivos equipamentos para a participação nas duas etapas deste ano da Copa Brasil de Canoagem Velocidade, no Capitólio, em Minas Gerais, disputada em abril, e em Curitiba, capital do Paraná, no mês passado. A Bahia foi destaque no número de medalhas e com o primeiro lugar no ranking de clubes, com a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, em ambas as competições.

O calendário da modalidade no país é completo com o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que no ano passado foi disputado no mesmo local da etapa estadual deste ano, recebendo os grandes nomes do esporte no Brasil, inclusive, com a maioria oriunda dos projetos do Governo do Estado, por meio da Sudesb, em parceria com a Febac, nos últimos anos, como o Remando em Rio de Contas, o Remando no Litoral Sul e o Remando em Águas Baianas.

Maurício Viana, estagiário

02.06.2023