Notícias

06/02/2024 13:02

Sudesb e UFBA retomam discussão sobre projetos e reforma do Complexo Esportivo e Educacional

Dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se reuniram para discutir parceria em projetos conjuntos. Dentre eles, estão a reforma de parte da estrutura física da UFBA voltada à prática esportiva e a concepção de projetos de lazer comunitário no espaço.

As tratativas seguem o Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural já assinado pelas partes juntamente com a Federação Baiana de Atletismo (FBA) para a revitalização do Complexo Esportivo e Educacional (CEE) da Faculdade de Educação (Faced) da UFBA. Dentre as intervenções, estão a instalação de cobertura nas quadras poliesportivas do CEE; a revitalização do campo e das estruturas físicas do equipamento (arquibancada e vestiários); e a reforma da pista de atletismo, que poderá se tornar um importante espaço de celeiro e aperfeiçoamento de talentos na modalidade no estado.

Nesta retomada de análise do projeto, a Sudesb irá atualizar o assessoramento técnico, os orçamentos e o relacionamento para concluir o acordo, que beneficiará mais de 50 mil pessoas do quadro de alunos, técnicos e servidores da universidade baiana, além de moradores de bairros próximos, como o Calabar, o Alto das Pombas e São Lázaro. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, pontua a relevância desta ação para toda a comunidade baiana e do entorno.

“A Sudesb compromete-se na relação institucional com as federações e no apoio técnico e orçamentário das instalações para tornar esse projeto uma realidade, que será de grande valia para muitas pessoas por meio da iniciação esportiva, da alta performance e do lazer comunitário. Com isso, projetos como o nosso Esporte por Toda Parte, que já possui um núcleo dentro da UFBA, poderá abranger mais modalidades e um maior público, seguindo exemplos de programas históricos federais como o Segundo Tempo e o Programa de Esporte e Lazer nas Comunidades (Pelc).”

Os projetos de aulas e de intervenção são vistos com bons olhos pela gestão da universidade, que esteve presente com o seu vice-reitor Penildon Silva, a superintendente de Administração Acadêmica (Supac), Karina Menezes, a vice-diretora da Faced, Regina Marchesi, e o professor do curso de Educação Física da UFBA, Romilson dos Santos.

"Essa parceria entre a UFBA e a Sudesb/Governo da Bahia é muito importante para viabilizarmos a curricularização da extensão em nossos cursos e ao mesmo tempo ampliarmos a relação com a comunidade ao redor da Universidade. Com certeza, pode se tornar uma referência de parceria entre uma Universidade federal e um governo estadual no campo do esporte, da educação integral e da inclusão social", afirmou o vice-reitor da UFBa, Penildon Silva Filho.

Ascom Sudesb
Maurício Viana
06.02.2024

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.