Notícias

06/02/2024 11:02

Curso de Libras é oferecido a servidores da Sudesb para possibilitar atendimento inclusivo a público externo

Um curso gratuito para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) está sendo ofertado para 29 servidores da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e sete alunos do grupo de pesquisa Tecnologia, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação (Tipemse) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As 36 pessoas estão recebendo aulas que possibilitam a acessibilidade linguística.

A iniciativa da Sudesb e da Uneb é parte da política de fortalecimento da inclusão das pessoas com deficiência no esporte, que vem sendo colocada em prática pela gestão da autarquia desde o ano passado, com a implantação do Núcleo do Paradesporto da Sudesb.

“Essa é mais uma ação promovida no sentido de ampliarmos a inclusão das pessoas com deficiência nos projetos sociais executados pela Sudesb e também no atendimento ao público surdo que nos procura para trazer as suas demandas esportivas. É um trabalho de formiguinha, mas vamos pavimentando o caminho para garantir que as políticas públicas do esporte sejam cada vez mais inclusivas”, afirmou Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto e também aluno do curso de Libras.

O público atendido neste primeiro curso é formado por pessoas que fazem atendimento direto nos núcleos onde a Sudesb mantém atividades esportivas, técnicos administrativos que atuam no acompanhamento da montagem e execução dos projetos sociais e área de comunicação. A partir destas ações, projetos e a atuação da autarquia estadual serão compostos por membros capazes de interagir da melhor forma com seus beneficiários.

Com carga horaria de 90 horas, as aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 9h30, na própria sede da Sudesb, no Estádio de Pituaçu. As professoras de Libras Ludmila Lira e Eliana Neiva são responsáveis por ministrar as aulas, divididas em dinâmicas, teóricas e práticas.

Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748
06.02.2024
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.