Notícias

26/02/2024 14:02

A Cagiba está promovendo curso técnico pedagógico em ginástica rítmica

A Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba) está realizando um curso técnico na modalidade de ginástica rítmica, - que iniciou no último dia 19, e termina nesta sexta-feira, 23 –, gratuitamente, para as alunas do projeto, em Lauro de Freitas. A iniciativa tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) e execução da Federação Bahiana de Ginástica (FBG).

O curso tem como objetivo aprimorar técnicas específicas dos aparelhos de ginástica rítmica, como: corda, arco, bola, maças e fitas, aperfeiçoamento técnico dos movimentos corporais, como saltos, equilíbrios e pivots. As aulas estão sendo ministradas por duas professoras de grande importância no cenário nacional da ginástica rítmica, a ex-atleta búgara Yordanka Zarkova, e Renata Teixeira, árbitra internacional.

Yordanka tem um currículo de mais de 30 anos como treinadora sendo, inclusive, coreografa das ginastas medalhistas dos campeonatos brasileiros e sul-americanos da categoria infantil e juvenil do ano passado. Já Renata Teixeira é árbitra internacional da Federação Internacional de Ginástica (FIG), diretora técnica da Federação de Ginástica do Estado do RJ (FGERJ) e comentarista de ginástica rítmica do canal SporTV.  Ambas viajaram até Salvador para ministrar o curso com passagens cedidas pela Sudesb.

As professoras ficaram encantadas com a estrutura e quantidade de meninas beneficiadas pelo projeto. "Está sendo uma experiência maravilhosa, superou as minhas expectativas a organização, a estrutura e o trabalho que é realizado na Cagiba, que acredito que seja um dos maiores projetos de ginástica rítmica do Brasil”, disse a árbitra internacional de ginástica rítmica, Renata Teixeira.

"Estou impressionada com todo esse projeto da Cagiba, é maravilhoso quantas crianças e professores têm, a disciplina e a vontade de todo mundo de trabalhar é o que traz ainda mais prazer para contribuir com ele", Yordanka Zarkova.

O curso também envolve consultoria na montagem técnica das coreografias das alunas que irão participar dos campeonatos que serão realizados em 2024. Além de alunas da Cagiba, outros projetos sociais com sede em Paripe e São Cristóvão também foram convidados para a capacitação.

Cabiga – O projeto, criado em 2022, atende 300 meninas com idades entre 06 e 19 anos, gratuitamente, na Casa da Ginástica da Bahia, localizada no bairro de Aracuí, em Lauro de Freitas. As aulas de ginástica rítmica são gratuitas e as turmas são formadas em sua maioria de alunas de baixa renda e moradoras de locais com vulnerabilidade social. O uniforme para as atividades é doado pelo projeto, que tem apoio da Sudesb e é executado pela Federação Bahiana de Ginástica - FBG.

Ascom/Sudesb
Jéssica Tavares – 6108
22.02.2024
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.